Mais da metade dos alunos brasileiros do 4º e 7º anos tem desempenho
em níveis baixos em leitura, matemática e ciências, segundo dados do
Terce (Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo), divulgados
nesta quinta-feira (30) pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a
Educação, Ciência e Cultura).
Em leitura, 55,3% dos estudantes
do 4º ano estão nos níveis 1 e 2 de desempenho, dentre as 4 faixas de
proficiência; no 7º ano, o índice aumenta para 63,2%. Em matemática, as
performances de 61,3% dos alunos do 4º ano e 83,3% do 7º ano não foram
satisfatórias. O desempenho de ciências só foi avaliado no 7º ano. Nesta
etapa, 80,1% dos estudantes estão nos níveis 1 e 2.
Entre os os
países da América Latina avaliados, o Brasil teve uma média superior
nas provas de matemática do 4º ano e de leitura do 7º ano. Nas outras
áreas, a média brasileira não difere de modo significativo da dos outros
países.
Os alunos ainda passaram por uma prova de escrita, na
qual foram analisados os domínios discursivo, textual e convenções de
legibilidade. Comparado com outros países que participaram do estudo, o
desempenho brasileiro foi abaixo da média apenas no domínio discursivo,
nos dois anos escolares avaliados.
Ainda de acordo com os dados,
a média regional de níveis de aprendizagem melhorou em todos os anos e
áreas avaliadas, porém a maioria dos estudantes ainda se concentra nos
níveis mais baixos de desempenho e poucos estão classificados no nível
superior (4). Os países que estão acima da média regional em todos os
testes e anos avaliados são Chile, Costa Rica e México.
Fatores associados à aprendizagem
Segundo o relatório, os fatores que incidem positivamente nos
resultados da aprendizagem na sala de aula são o atendimento e a
pontualidade dos professores, a disponibilidade de material didático, o
ambiente escolar e as boas práticas de ensino.
No âmbito
familiar, o apoio dos pais, o nível socioeconômico da família e a
promoção da leitura são fatores que se relacionam positivamente com a
aprendizagem.
O Terce avaliou 134 mil estudantes de mais de
3.200 escolas da América Latina e Caribe. Participaram da avaliação 15
países da região (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica,
Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru,
República Dominicana e Uruguai) e o Estado mexicano de Nuevo León.
fonte:http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/07/30/maioria-dos-alunos-do-4-e-7-anos-tem-desempenho-em-niveis-baixos.htm
foto:https://www.emaze.com/@AOWRFQFL/La-Educacion
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