31/07/2015

'Lua Azul' pode ser vista hoje

Expressão indica a ocorrência de duas luas cheias no mesmo mês. Mas o fenômeno não altera a cor do satélite.



Hoje, dia 31, amantes do céu poderão observar a 'Lua Azul', no horário de Brasília, a partir das 18h14, fenômeno que acontece a cada dois anos e sete meses. Apesar de ter esse nome, o satélite não muda de cor. A expressão apenas faz alusão ao acontecimento de uma segunda lua cheia em um mês - a primeira de julho foi vista no dia 2.
Na verdade, a 'Lua Azul' não pode ser considerada como um evento astronômico, já que ela só acontece devido à ausência de sincronia entre o calendário de fases da Lua, que dura 29,5 dias, e o calendário gregoriano, que possui meses de 30 e 31 dias - com exceção de fevereiro -, adotado na maioria dos países.
Independente disso, o fenômeno é considerado "muito importante" para os astrólogos (não para os cientistas). Para eles, a segunda lua cheia de um mês é um ótimo momento para definir os destinos de todos os signos do zodíaco, já que assinala um período de grandes mudanças e reviravoltas.
Apesar de parecer impossível, a lua já até ficou azul algumas vezes por causa de vulcões em erupção ou incêndios em florestas, pois a poeira e a fumaça "filtram" a luz vinda do satélite, causando a aparência azulada. Um episódio muito famoso desse acontecimento é a explosão do vulcão Krakatoa, por causa de uma bomba nucler, na Indonésia, em 1883. Mas tudo isso em nada tem a ver com o fenômeno conhecido como "lua azul".
A 'Lua Azul' também virou expressão popular. Nos países de língua inglesa, é comum usar o ditado "once in a blue moon" ("uma vez a cada lua azul"). Essa locução equivale ao termo brasileiro "só no dia de São Nunca". Mas o fenômeno contradiz o vocábulo, pois não é tão raro assim. O último foi em 31 de agosto de 2012. Caso não consiga visualizá-la amanhã, a próxima estará no céu em 31 de janeiro de 2018.
Nome incorreto - A nomenclatura nasceu em 1946, por causa de um erro de um astrônomo amador, e é famosa até hoje. Além disso, a expressão 'Lua Azul' que, no século XVI, era sinônimo de exagero, já era utilizada para descrever outro fenômeno: os anos tropicais que possuem 13 luas cheias e, por isso, uma das estações do ano tem quatro luas cheias, ao invés de apenas três.



fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/lua-azul-podera-ser-vista-amanha
foto:http://bluemoongiftshops.com/once-in-a-blue-moon/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!