05/03/2015

A cada dois dias, cinco livrarias fecham as portas na Espanha, indica estudo

55% dos cidadãos admitem que “nunca” leem ou têm hábito de ler “só às vezes”; "Essa é prova do desprestígio do livro na sociedade espanhola", diz livreiro.



Diariamente, aproximadamente 2,5 livrarias independentes encerram suas atividades por dia na Espanha, acompanhando um ritmo de queda de vendas de 18 % no setor desde 2011, reportou o El Pais ontem (04/03).

Os dados vêm de um estudo divulgado hoje pela CEGAL (Confederação Espanhola de Grêmios e Associações de Livreiros), que também revela que 55% dos espanhóis admitem que “nunca” leem ou têm o hábito de ler “só às vezes”.

Intitulado “Observatório da Livraria 2014”, o estudo recolheu informações de até agosto passado e inclui apenas livrarias independentes. Isto é, estabelecimentos que possam até oferecer outros serviços, mas que explorem os livros como principal fonte de lucro (ou acima de 50% das suas vendas).
Tendo em vista a categorização, o grupo notou que, em 2014, houve apenas 3.650 livrarias que atendessem a esses critérios – o que representa 686 estabelecimentos a menos se comparado a 2013. Além disso, 20% desses locais foram fundados no século 21. Das livrarias consideradas antigas, ou seja, criadas até 1940, só restam 103 no país.

"Essa é uma prova do desprestígio do livro na sociedade espanhola por sua perda de valor como elemento central da cultura", lamenta ao veículo espanhol Juan Miguel Salvador, da livraria Diogenes e responsável pelo estudo da CEGAL.

Vários fenômenos explicam a atual situação das livrarias espanholas. Uma delas é a própria crise econômica que há mais de cinco anos ainda afeta países europeus, como Espanha, Portugal e Grécia. Nos últimos anos, várias lojas do setor passaram por um processo de reestruturação interna que levasse em conta a mudança de hábitos da sociedade, cada vez mais acelerada, confluindo literatura, internet, filmes e até séries.
Além da necessidade de tornar o próprio espaço físico da venda um local mais agradável com cafés e lanches, o comércio de livros em sites especializados ou em grandes redes multinacionais têm tomado 95% das vendas do setor, marginalizando cada vez mais as livrarias independentes. Uma das soluções que encontraram, na Espanha, foi criar o site www.todostuslibros.com como forma de resistência.



fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/39701/a+cada+dois+dias+cinco+livrarias+fecham+as+portas+na+espanha+indica+estudo.shtml
foto:http://grupocafundo.blogspot.com.br/2014/02/livros-livrarias-bibliotecas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!