06/04/2012

São Paulo é a cidade brasileira mais globalizada


Capital paulista aparece em 33º lugar no ranking da consultoria AT Kearney. Nova York, Londres e Paris lideram.


O Brasil tem duas cidades entre as mais globalizadas do mundo. São elas São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente 33ª e 53ª colocadas do Global Cities Index, ranking bienal da consultoria AT Kearney. A lista é liderada Por Nova York, Londres e Paris, que nesta edição recuperou a terceira posição, perdida em 2010 para Tóquio, devolvida agora ao quarto lugar.
O ranking leva em consideração cinco critérios, com pesos diferentes: atividade empresarial (30%), capital humano (30%), fluxo de informações (15%), experiência cultural (15%) e influência política (10%). 
Em uma escala de 1 a 10, na qual Nova York alcança 6,35 pontos, São Paulo tem 2,19 e o Rio de Janeiro 1,31. Buenos Aires, a cidade latino-americana mais bem colocada na lista, na 22ª posição, soma 2,71 pontos.

Na edição deste ano da pesquisa, o que surge como novidade não é a posição das líderes, mas a força com que cidades chinesas estão emergindo. De acordo com a AT Kearney, ao que tudo indica, Pequim e Shangai serão sérias rivais das cidades ocidentais em 10 ou 20 anos. Pequim hoje é a 14ª da lista, com 3,05 pontos. Shangai é a 21ª, com 2,73.
Neste sentido, São Paulo e Rio de Janeiro deverão ficar estagnadas. Na avaliação da consultoria, as duas cidades tem poucos fatores pesando contra sua ascensão no ranking – os critérios usados são aumento de poluição, instabilidade política e corrupção, e deterioração do sistema de saúde. Mas também poucos pesando a favor, levando-se em conta uma combinação de crescimento do PIB, expansão da classe média, melhorias em infraestrutura e facilidade de fazer negócios.
Pesando prós e contras na balança, a AT Kearney aponta Bogotá, na Colômbia, como candidata mais forte a galgar posições no ranking nos próximos anos. No atual, aparece em 55º lugar, com 1,17 pontos.
foto:nossacarasp.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!