01/04/2012

OMS alerta sobre riscos de morte por consumo de álcool na Europa



O escritório regional da Organização Mundial da Saúde na Europa informou que o padrão de consumo de álcool no continente está afetando a saúde dos europeus.
Um novo relatório, divulgado esta semana, em Copenhague, capital da Dinamarca, sugere que cada pessoa no continente toma três bebibas alcoólicas por dia. A quantidade equivale a 12,5 litros de álcool puro por ano.
Segundo o documento "Álcool na União Europeia", o consumo da bebida é o dobro da média global. A diretora da OMS na Europa,  Zsuzsanna Jakab, disse que as doenças associadas ao álcool são inevitáveis nos países do continente. Ela pediu aos governos que analisem o estudo e tomem as medidas preventivas sobre o problema.
Segundo a agência da ONU, a pesquisa foi dividida por áreas com padrões diferentes. As regiões com o maior número de consumidores de bebibas alcoólicas são o centro-leste e o leste europeu com 14,5 litros de álcool por ano. Já os países nórdicos e o sul da Europa bebem menos: 10,4 litros por ano.
A OMS informou que apesar de alto, o consumo permanece inalterado na última década na Europa. O índice de mortalidade por doenças e eventos associados ao álcool era de 57 homens e 15 mulheres por 100 mil habitantes em 2004. Mas este número mais que dobra ao se tratar de mortes registradas pelo mesmo motivo no centro-leste e no leste do continente. São 129 homens e 27 mulheres em cada 100 mil pessoas.

foto:jabarata.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!