28/10/2011

Uma em cada dez jovens tem clamídia, doença sexual 'silenciosa'

Pesquisa feita em todo país com jovens gestantes de 15 a 24 anos prestes a dar à luz constatou que 9,8% delas estavam com clamídia, uma doença sexualmente transmissível que, se não tratada corretamente, pode trazer complicações à mãe e ao bebê. O estudo apontou ainda que 4% delas também tiveram resultado positivo para infecção por gonorreia. 
A clamídia é uma doença sexualmente transmissível provocada por uma bactéria que pode infectar tanto homens quanto mulheres e, em gestantes, ser transmitida da mãe para o bebê na passagem pelo canal do parto. 
A infecção atinge principalmente a uretra e órgãos genitais, mas também pode atingir a região anal e causar doenças pulmonares. Caso não seja tratada, aumenta de três a seis vezes o risco da infecção pelo HIV e é uma das causas da infertilidade feminina e masculina. 
A coleta dos exames foram feitas durante seis meses de 2009 em 25 maternidades de todo país. 
As gestantes foram abordadas no momento em que davam entrada nas maternidades para ter o bebê. O material coletado foi a urina. 
Assintomática 
O médico Valdir Monteiro Pinto, coordenador do estudo, explica que a clamídia é assintomática em 80% das mulheres e em 50% dos homens. Os sintomas, quando aparecem, vão desde dor ou ardor ao urinar até presença de secreção. Por não existir vacina contra a doença, a única forma de prevenção contra a transmissão da bactéria é o uso de preservativos. O tratamento é feito com antibióticos. No mundo, a doença afeta de 2% a 19% dos jovens. Estudo do governo federal feito em 2006 em seis capitais do país constatou que índice de contaminação era de 9,4%.


fonte:http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=14,114155
foto:erikaangeli.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!