19/06/2011

Reino Unido realiza torneios para encontrar profissionais de segurança online





A indústria britânica de segurança de computadores está se debruçando sobre uma série de jogos e torneios para tentar encontrar pessoas com potenciais habilidades de combate aos cibercrimes, em um sinal de desespero para encontrar novos talentos.
O gabinete do governo e várias companhias de segurança de computadores, incluindo a Qinetiq, a Sophos, a PWC e o Instituto SANS, lançarão a seguir o Cyber Security Challenge, uma competição aberta na qual qualquer cidadão do Reino Unido poderá utilizar as suas habilidades contra os melhores “ciberguerreiros” desse setor tecnológico.
Os prêmios oferecidos incluem milhares de libras em bolsas de estudos para cursos universitários e estágios em grandes companhias.
Durante uma primeira iniciativa, mais de quatro mil pessoas participaram de uma competição piloto no ano passado. O vencedor foi Dan Summers, um carteiro de 33 anos de idade de Wakefield. Entre outros premiados estavam um estudante universitário de 17 anos de idade e um ator profissional. Os vencedores receberam um total de mais de 37 mil libras esterlinas em bolsas de estudos e treinamento.
“Eu me interesso por computadores desde criança, e sempre quis trabalhar na indústria de segurança de computação, mas eu achei que as portas estivessem fechadas”, declarou Summers, que foi obrigado a abandonar um curso de graduação em ciência da computação depois que o seu pai ficou gravemente enfermo.
“Eu não conseguia enxergar nenhuma oportunidade para obter um emprego que me desse acesso a essa área. Para tudo eram exigidas credenciais de segurança, algo que você não pode obter, a menos que já faça parte da indústria. Parecia um caso do tipo 'o ovo e a galinha'”.
Summers recebeu uma quantidade enorme de ofertas de emprego após a sua vitória e agora está em meio a discussões avançadas para trabalhar para uma das companhias que o abordaram.
“Até mesmo os caras que só chegaram aos primeiros estágios das semifinais da competição obtiveram empregos por causa disso”, afirmou Summers.
A busca por novos profissionais em cibersegurança ocorre após as advertências feitas pelo chanceler George Osborne no início deste mês, de que departamentos do governo como o Tesouro estão sendo bombardeados diariamente com ciberataques.
O governo britânico destinou uma verba adicional de 650 milhões de libras esterlinas no último outono do hemisfério norte para o combate aos cibercrimes, em uma indicação de como o combate aos crimes online tornou-se uma questão prioritária. No entanto, 99% das companhias de segurança de computadores ouvidas no ano passado afirmaram que não eram capazes de recrutar gente suficiente para o trabalho que estavam fazendo.
“O recrutamento tem sido muito difícil”, explica Judy Baker, diretora da competição. “Muitas companhias nos estão dizendo que tiveram que recusar propostas de negócios porque não contavam com uma quantidade suficiente de profissionais”.
Baker diz que o problema é que os empregos em segurança de computadores não eram muito bem entendidos. Muitos deles foram mantidos em sigilo devido à natureza confidencial do trabalho.
“Ao contrário da contabilidade, que é uma rota bem direta para a profissão, para a cibersegurança existem vários caminhos diferentes e eles não são bem compreendidos. Nós estamos tentando criar uma maior consciência em relação a essa especialidade”.
A competição tem início com uma série de jogos online que testam as habilidades dos participantes. Aqueles que passam pela fase inicial vão para as semifinais, realizadas nos laboratórios de tecnologia de grandes companhias de segurança da computação.
Baker afirma que, embora seja necessário um certo nível de habilidade técnica para a competição, os organizadores estão tentando encontrar pessoas que sejam capazes de pensar “de forma não convencional” e de aprender e "reagir rapidamente”.
Detalhes sobre a competição podem ser obtidos no site www.cybersecuritychallenge.org.uk.


Reportagem de Maija Palmer para o jornal Finantial Times
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/fintimes/2011/05/21/reino-unido-realiza-torneios-para-encontrar-profissionais-de-seguranca-online.jhtm
foto:wlscreative.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!