16/03/2011

Já é primavera:
    Uma colina sem nome
    Sob a névoa da manhã. (
Matsuo Basho)



Jardim Japonês


foto: djc.com


O jardim japonês é a representação da natureza em escala menor. Neste objetiva-se um equilíbrio total de todos os elementos para transmitir sensação de quietude e repouso. Todo o supérfluo deve ser cortado e o projeto só estará pronto quando nada mais possa ser removido dele


Bonsai



foto: visualparadox.com


Um bonsai precisa ter outros atributos entretanto além de simplesmente estar num vaso raso. A planta deve ser uma réplica de uma árvore da natureza em miniatura. Deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos. Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.
O benefício do bonsai está no fato de conduzir a pessoa à observação do pensamento, como também à observação do todo. Como qualquer tipo de arte bem praticada, falando basicamente sobre as artes orientais, o Bonsai leva o indivíduo ao auto-conhecimento, ajudando-o a entender como funciona sua mente, como ele está dirigindo seu pensamento. O pensamento só acontece no futuro ou no passado, não no momento presente. O objetivo é exatamente viver no presente.


        Matsuo Basho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!