16/03/2011

Um ato pelas vítimas do terremoto no Japão em SJC

Passo a passo
sobre a montanha no verão -
    de repente o mar. (Issa/1763-1827)



Em 2006, ano no centenário da imigração japonesa ao Brasil, a comunidade nipônica de São José dos Campos (SP) ganhou um monumento de 17,5 metros na praça "Espaço Riugi Kojima",  no Jardim Aquárius, zona oeste da cidade. O nome é uma homenagem ao ex-vice-prefeito do município que morreu em 2008. O Torii (foto: flickr.com), típico portal japonês,  representa a passagem do mundo material para o espiritual.
Uma homenagem muito justa tendo em vista a grande contribuição da colônia japonesa ao desenvolvimento do município e que tem entre seus membros ilustres (são muitos, mas vamos citar alguns para representar a todos) a vereadora Amélia Naomi, o ex-secretário de Saúde de São José dos Campos, dr. Osvaldo Massaiti Takayanagui, o deputado estadual Hélio Nishimoto e o vereador Walter Hayashi.
Agora é o momento de reconhecermos novamente nossa dívida com este colônia e demonstrar toda nossa solidariedade ao povo japonês.
Nosso objetivo é a realização de um ato público pelas vítimas da tragédia que se abateu sobre o Japão em São José dos Campos, no mesmo local onde está o monumento que homenageia a colônia nipônica do município. No dia do ato público que será divulgado com antecedência neste blog, convidamos a todos a plantar uma árvore para as vítimas do terremoto. Uma forma de eternizar sua passagem pela terra e demonstrar nossa solidariedade e afeto aos que ficaram e precisam seguir adiante apesar de tudo. É muito importante que saibam que não estão sozinhos.
Já entramos em contato com várias autoridades locais apresentando nossa idéia e estamos aguardando um retorno para divulgar a data e o horário do ato público.


Quietude --
O barulho do pássaro
    Pisando em folhas secas.
        (Ryushi )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!