11/06/2010

Palestra para pais e professores da Nova Era




Uma iniciativa que tem todo nosso apoio e comprova a validade da nossa luta e da possibilidade de realizar nossos sonhos. Educar para paz é um trabalho basilar para se fazer Justiça. 
                   
Em 16 de junho (das 20h às 22h) a Morada da Floresta (Rua Diogo do Couto, 47, São Paulo) realiza  a palestra “A Educação livre como alternativa de convivência no amor e respeito entre adultos e crianças”, direcionada para pais e professores da Nova Era que lutam pela Cultura da Paz na Educação.
A palestra, gratuita, será ministrada por Margarida Valencia (foto). Ela é Formada em Pedagogia (Ciências da Educação) pela Universidade Católica de Equador. E tem 10 anos de experiência de trabalho na ‘Fundación Educativa Pestalozzi’, www.fundacionpestalozzi.com no Equador. A Escola Pestalozzi é reconhecida na área pedagógica como pioneira no seu enfoque alternativo e como uma das novas correntes educativas mais avançadas no mundo.   Margarita chegou no Brasil em Julho 2009 para difundir esta proposta educacional, e de vida, no Brasil.
É hoje comprovado que uma pessoa amada e respeitada, nas suas verdadeiras necessidades em cada uma de suas etapas de desenvolvimento, se tornará um adulto que convive em paz e respeito consigo mesmo, com seus iguais e com a natureza, se tornando co-construtor de um planeta com as mesmas características.

Estes sãos os parâmetros que norteiam a educação livre, uma perspectiva sobre a educação que nos permite construir uma vida em harmonia com as nossas crianças e adolescentes. Esta vertente se baseia em etapas sobre o desenvolvimento do ser humano realizadas por Jeanne Piaget e no conceito de “autopoyesis” do Humberto Maturama, dentre outros, que ressalta que na vida/natureza jamais existem relações instrutivas.


Esta palestra apresentará um conteúdo sobre a Educação Livre como Alternativa de Convivência no Amor e Respeito entre Adultos e Crianças, destinada a Pais e Professores da Nova Era, como uma oportunidade de aprofundar estes e outros elementos básicos de respeito aos processos de vida e acompanhamento adequado ao crescimento da criança e o adolescente, incorporando também insumos da vivencia de uma escola referencia mundial na área, em Equador: a escola Pestalozzi.

A palestra abordará perguntas relativas ao surgimento e proposta da educação livre, que pretende quebrar com as estruturas vigentes de educação no mundo. Objetivará também esclarecer mal-entendidos em relação a mesma,  descrevendo como a educação ativa foca em regras e limites claros que vão ao encontro das necessidades das crianças e ajuda a acompanhar seu processo de crescimento e harmonia com su entorno.

Serão também apresentados elementos importantes para resolver os inúmeros desafios no lar e na escola, como os de criar ambientes que satisfaçam as necessidades individuais de acordo com a idade e permitir a autonomia necessária para que a aprendizagem se faça de dentro para fora.

Mais informações e inscrições:


11 - 3735 4085



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!