12/01/2015

Reino Unido quer que professores avaliem se alunos têm potencial de se tornarem terroristas

Projeto de lei prevê que escolas britânicas analisem perfil de jovens a fim de descobrir se eles podem ser "influenciados por ideias extremistas”.




O governo britânico apresentará nas próximas semanas um projeto de lei para que professores do país passem a avaliar se os alunos têm potencial de se tornarem terroristas.
Com a medida, as escolas terão a obrigação de "prevenir que qualquer criança corra o risco de ser conduzida ao terrorismo", diz o documento, divulgado na última segunda-feira (05/01) pelo jornalThe Telegraph.


"Os governantes e os responsáveis devem garantir que as escolas tenham uma preparação adequada para identificar crianças em risco de serem conduzidas ao terrorismo e também para desafiar as ideias extremistas que possam legitimar o terrorismo e que são difundidas por grupos terroristas", diz o documento.
O projeto de lei para a educação está inserido na Lei Antiterrorismo e Segurança que tramita no parlamento britânico e está previsto para votação no começo de 2015.
De acordo com informações do Telegraph, caso a lei seja aprovada, os profissionais da educação "terão que saber onde e como identificar crianças e jovens que precisam de ajuda".
O documento ainda sugere que “qualquer criança”, desde a primeira infância, pode se tornar “terrorista ou a ser influenciada por ideias extremistas”.


Entidades britânicas ligadas à educação e aos direitos humanos criticaram o projeto de lei. “Transformar professores em policiais não vai frear a ameaça terrorista. Pelo contrário, este projeto vai semear a desconfiança, a divisão e alienar as pessoas desde muito cedo”, disse Ibabella Sankela, porta-voz da Liberty, citada no portal Público.
Em nota oficial em resposta à reportagem do Telegraphic, o governo britânico defendeu a medida. "Não pretendemos que os educadores invadam a vida privada das famílias. No entanto, esperamos que observem comportamentos que possam gerar preocupação. É importante que os verdadeiros valores britânicos sejam ensinados às crianças. Isto vai ajudá-las a aprender o que é certo e o que é errado e ensiná-las a desafiarem as atitudes negativas e os estereótipos", afirma a nota.



fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/39047/reino+unido+quer+que+professores+avaliem+se+alunos+tem+potencial+de+se+tornarem+terroristas.shtml
foto;http://pt.euronews.com/foto-do-dia/2014/12/17/o-terrorismo-nao-tem-religiao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!