17/01/2015

Agenda cultural

São Paulo

Exposição: Da Nascente à Foz... um relato fotográfico no Rio São Francisco



Realizados por Eduardo Marchesan, os registros que integram a mostra Da Nascente à Foz... um relato fotográfico no Rio São Francisco retratam o modo de vida dos habitantes ribeirinhos do maior curso de água totalmente brasileiro.

Durante 30 dias, o profissional, docente do curso de fotografia do Senac Tatuapé, percorreu os quase três mil quilômetros de extensão do rio e 30 cidades. Delas, 20 foram selecionadas para contextualizar a região.


As fotografias foram feitas de forma espontânea, sem preocupação de uso de lente angulares ou teleobjetivas, explicou Eduardo. "Tive como inspiração o livro Notas de viagem, de Thomaz Farkas, que mostra imageticamente a expedição ao Rio Negro, no Amazonas. Eu chegava ao local, sentia o clima do povoado e a liberdade que me era dada para uma aproximação ou não, sempre tentando um diálogo, uma interação com as pessoas", revelou o docente.

A exposição pode ser vista até o dia 20 de fevereiro no hall da unidade.

Serviço
Senac Tatuapé
Rua Coronel Luiz Americano, 130 - Tatuapé


São Paulo - SP


Telefone: 11.2191-2900
Data e Horário
06/01/2015 até 20/02/2015 De segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 8 às 15 horas.
Preço

Visitação gratuita.


Brasília

Brecheret - Mulheres de Corpo e Alma - Desenhos e Esculturas


O artista ítalo-brasileiro Victor Brecheret é tema de mostra no Museu dos Correios (Setor Comercial Sul) entre 15 de janeiro e 15 de março, com entrada franca. Ao todo, 37 esculturas e 107 desenhos passeiam pela carreira de Brecheret, responsável por importantes monumentos do país, como o Monumento às Bandeiras, localizado em São Paulo.
Em "Brecheret - Mulheres de Corpo e Alma - Desenhos e Esculturas", são selecionadas obras do artista dedicadas ao gênero feminino, produzidas entre 1920 e 1955. A mostra é dividida em oito conjuntos de desenhos e cinco grupos de esculturas.
"O repertório desta exposição, em sua riqueza e diversidade, realizada em torno da figura de mulher, é extremamente revelador da alta qualidade da arte de Brecheret, que, aliada a uma percepção e sensibilidade, permite aos que a veem mergulhar em profundidade e extensão na alma feminina", comenta Victor Brecheret Filho, filho do artista e presidente do Instituto Victor Brecheret.
Serviço


"Brecheret – Mulheres de Corpo e Alma- Desenhos e Esculturas"

Quando: terça a sexta, das 10 às 19h. Sábados e domingos, das 12h às 18h. Abre dia 15 de janeiro para convidados. Visitação do público: entre 16 de janeiro e 15 de março

Onde: Museu Nacional dos Correios - SCS, Quadra 4, Bloco A, 256 - Asa Sul, Brasília
Quanto: entrada gratuita

fonte:http://guia.uol.com.br/brasilia/noticias/2015/01/15/esculturas-e-desenhos-de-brecheret-sao-tema-de-mostra-no-museu-dos-correios.htm#fotoNav=5

Rio de Janeiro
Festival Rc4 de música erudita contemporânea 

De 16 a 24 de janeiro, o Rio recebe o Festival Rc4 de música erudita contemporânea. Com artistas que nunca se apresentaram na cidade, o evento traz shows e performances de artistas de Berlim, Londres, Barcelona, Zurique, Luxemburgo, São Paulo e Rio.

Buscando aproximação da nova geração com a música erudita, o festival promove encontros entre a música clássica e o universo da música eletrônica clube pop. A marca dos artistas que se apresentam no Rc4 é o caráter inovador e experimental de suas composições.

Além das quatro noites de shows, o evento promove o encontro "Novas direções da música clássica", com o músico Gabriel Prokofiev, neto de Sergey Prokofiev, um dos grandes compositores russos, e Joan Martí Frasquier. O evento será na sexta (16), às 14h30, na Sala Villa Lobos da Unirio (Av. Pasteur, 436 - Urca), as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo email c.dauelberg@gmail.com.

Veja a programação completa do festival Rc4:

Sexta (16)
Francesco Tristano (Luxemburgo): o pianista apresenta em seu repertório misturas de clássico, barroco, jazz e música eletrônica.

Sábado (17)
Gabriel Prokofiev (Grã-Bretanha) + Cello Multitracks, Hugo Pilger (Brasil) e Joan Martí Frasquier (Espanha): compositor e DJ, Gabriel Prokofiev abre novos caminhos na música clássica, compondo obras que dialogam com a tradição da música de concerto.

Sexta (23)
Etienne Abelin (Suíça) + Music Animation Machine Live, Wilson Sukorski (Brasil) + Katia Baloussier (Brasil): Etienne se dedica a promover inovações na música clássica levando o gênero para outros espaços, além das salas de concerto convencionais.

Sábado (24)
Brandt Brauer Frick Trio (Alemanha): um dos grandes nomes  da música clássica contemporânea, o grupo combina instrumentos acústicos e sons eletrônicos.

Serviço
Festival Rc4
Quando: 16, 17, 23 e 24 de janeiro de 2015. Sextas e sábados às 21h.
Onde: Oi Futuro Ipanema - Rua Visconde de Pirajá, 54 - Ipanema.
Quanto: R$20 (inteira).
Mais informações: www.festivalrc4.com.br


fonte:http://guia.uol.com.br/rio-de-janeiro/shows/noticias/2015/01/14/musica-classica-contemporanea-se-mistura-a-eletronica-em-festival-no-rio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!