29/11/2014

Espanha vive sua grande onda ciclística


Uma verdadeira “febre”. Assim pode ser definido o interesse cada vez maior dos espanhóis pelas bicicletas, informa matéria publicada nesta semana pelo jornal El País. Só para se ter ideia, em 2013 foram vendidas na Espanha mais de um milhão de bikes, superando pelo segundo ano consecutivo as vendas de automóveis (722.703).
Tamanhas cifras animaram o setor, que faturou 2,48% a mais que no exercício anterior e movimentou mais de um bilhão de euros (três bilhões de reais), segundo a Associação de Marcas de Bicicletas da Espanha (Ambe). A indústria ciclística, que emprega 14.000 pessoas, exibe musculatura econômica. “Nos últimos cinco anos, em plena crise, as vendas de bicicletas cresceram a uma média de 10%”, anuncia a Ambe, que acaba de apresentar seu relatório sobre as cifras do setor.
“A bicicleta esteve tradicionalmente associada ao uso esportivo, mas isso mudou há anos”, diz Juan Merallo, porta-voz do Conbici, que representa mais de 55 associações pró-bicicletas de toda a Espanha. Embora as mountain bikes continuem dominando as vendas (63%), os modelos urbanos e elétricos começam a despontar, com 7% e de 1% do mercado, respectivamente.
Atento a isso, Héctor Muñoz criou, em 2010, a marca Manual Art Work, que conciliava com seu trabalho na oficina de uma loja. Dedica-se ao upcycling, a melhora e a customização de bicicletas principalmente de uso urbano. “O que faço são projetos de customização: pegar uma bicicleta velha, trocar vários componentes, e colocá-la de novo para rodar. Transformo um produto abandonado em algo novo”, explica Muñoz, que há um ano se dedica exclusivamente a seu negócio e está em busca de sede física.
“Revolução ciclística”
Sua empresa é uma das 250 especializadas em bicicletas na Espanha. “Acredito que a moda da bicicleta foi muito benéfica, mas nem todas as lojas se saíram bem”, acrescenta Muñoz.
Nos últimos cinco anos, as cidades viveram uma tranquila “revolução” ciclística. Entre 2008 e 2011, o número de pessoas que chegava ao trabalho de bicicleta duplicou; passou de 6,8% para 11,9%, segundo o último Barômetro da Bicicleta da Direção Geral de Trânsito. “E nos três anos que se passaram desde essa medição, o uso urbano aumentou mais”, diz Luís Álvarez, consultor de mobilidade Freemob e vice-presidente da Associação Profissional de Técnicos Especialista em Mobilidade Urbana Sustentável (APTeMUS).
A quantidade de pessoas interessadas em bicicletas cresceu; e o negócio, também. “Como o número de lojas se multiplicou, é preciso dividir os lucros”, diz Andrés Arregui, um dos fundadores da loja madrilenha Ciclos Noviciado. No ano passado, operavam na Espanha 3.000 lojas especializadas (incluindo departamentos de ciclismo de grandes lojas). Muitas delas, recém-criadas, fruto da efervescência dos pedais. “Acredito que a metade desses estabelecimentos terão de desaparecer”, acrescenta Arregui. Em 2011, no centro de Madri existiam 55 lojas de bicicletas; um ano depois, a cifra se multiplicou por três e superou os 180, segundo dados da Madrid Probici, a associação regional de empresários do ramo.
As vendas de bicicletas respondem por 60% do faturamento da indústria ciclística; os componentes, 24%; e as vendas de roupas e acessórios, 16%. “Entre a atomização e as escassas margens de lucro, as lojas vivem um momento complicado”, queixa-se Sol Otero, vice-presidenta da Plataforma Empresarial da Bicicleta e administradora de uma bicicletaria mítica, Bicicletas Otero, fundada em 1927 em Madri.
Cidades melhores
“Mais bicicletas, melhores cidades”, destaca a Ciclosfera, publicação dedicada às duas rodas. “Vive-se melhor em cidades onde há mais bicicletas”, diz Rafa Vidiella, diretor da revista. “Não só por um motivo de urbanismo, mas também pela economia”, acrescenta. Cada ciclista gera 276 euros de benefício intangível à sociedade (calculando as economias que o exercício rotineiro produz no sistema de saúde, a diminuição de problemas de poluição ou a redução de atrasos e faltas no trabalho, entre outros), segundo cálculos da London School of Business.
Além disso, os ciclistas gastam mais em comércios locais, conforme se depreende de um estudo realizado em Portland (Estados Unidos), onde as vendas no comércio de rua cresceram 19% depois da instalação de ciclovias. Com essas cifras, o prefeito de Lillestrøm justifica sua decisão de pagar às pessoas para utilizarem a bicicleta em sua cidade: “É um investimento”.

fonte:http://outraspalavras.net/outrasmidias/destaque-outras-midias/espanha-vive-sua-grande-onda-ciclistica/
foto:https://sinfer.wordpress.com/2014/11/07/venda-de-bicicletas-supera-de-carros-na-espanha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!