Imigrantes haitianos em São Paulo |
A cidade de São Paulo vai inaugurar entre agosto e setembro o primeiro abrigo público do Brasil especializado na recepção e no atendimento de imigrantes. Chamado de Crai (Centro de Referência e Acolhida para o Imigrante), o prédio alugado pela Prefeitura na rua Japurá, na Bela Vista, abrigará pelo menos 120 estrangeiros.
O Crai vai oferecer serviços como documentação, intermediação de trabalho, formação (profissional e em idiomas) e orientação jurídica, além de atendimento de saúde e apoio psicológico aos recém-chegados.
Segundo a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, serão contratados profissionais para atender os imigrantes em quatro idiomas: inglês, francês, espanhol e árabe.
“O Crai será um centro de passagem. Ou seja, as pessoas não vão chegar no Brasil e morar no abrigo. O serviço será para pessoas que chegam em situação vulnerável na cidade e não têm para onde ir”, explica o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili.
O secretário também destacou que viajou a Portugal para conhecer o Centro de Referência para imigrantes local - referência mundial de atendimento a refugiados - para servir de referência ao abrigo paulistano.
A prefeitura vai pagar R$ 28 mil por mês pelo aluguel do prédio. O dinheiro é fruto de parceria com o Ministério da Justiça, que cedeu R$ 1,2 milhão para o trabalho de acolhida para imigrantes.
De acordo com informações da Agência Brasil, o Ministério da Justiça está preparando uma mudança na lei que trata da situação dos estrangeiros no Brasil. A atual foi criada durante a ditadura militar, sendo, em alguns pontos, restritiva aos direitos dessas pessoas.
“Não é fácil fazer uma nova lei para estrangeiros. Nós temos uma comissão de especialistas debatendo, e agora queremos abrir uma ampla discussão sobre ela para que o Brasil possa estar preparado, ao longo do próximo período, para ter, evidentemente, o tratamento aos imigrantes que reconheça os princípios culturais vigentes desde a Constituição de 1988”, afirmou o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo.
Reportagem de Dodô Calixto e Mariane Roccelo
fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/37407/prefeitura+de+sp+vai+inaugurar+abrigo+inedito+para+acolher+imigrantes.shtml
foto:http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/pais/2014/06/02/ACRE-ENVIOU-MAIS-DE-26-MIL-IMIGRANTES-PARA-SP-ENTRE-MARCO-E-ABRIL.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!