Um novo estudo feito nos
Estados Unidos mostrou que as pessoas tendem a ser mais honestas de manhã. Ao
longo do dia, porém, fica mais difícil manter o autocontrole, o que aumenta as
chances de uma pessoa mentir ou trapacear. Os pesquisadores denominaram esse
fenômeno de “efeito de moralidade matinal” em seu artigo, publicado na última
segunda-feira, no periódico Psychological.
A ideia para esta pesquisa
surgiu quando Maryam Kouchaki, da Universidade Harvard, e Isaac Smith, da Universidade
de Utah, ambos estudiosos da ética, perceberam que os experimentos realizados
pela manhã apresentavam índices mais baixos de comportamentos desonestos, em
relação àqueles realizados durante a tarde.
Como o cansaço e o ato e tomar
decisões repetidamente são dois fatores conhecidos por afetar o autocontrole,
Kouchaki e Smith decidiram analisar se as atividades normais de um dia seriam
suficientes para afetar o autocontrole e provocar comportamentos desonestos.
Moralidade
matinal – No
primeiro experimento, eram apresentados aos participantes padrões com pontos em
uma tela de computador, e eles deveriam escolher o lado que tivesse mais
pontos. Porém, a recompensa que eles receberiam no final não seria medida pelo
número de acertos: eles seriam pagos 10 vezes mais quando selecionassem o lado
direito. Assim, os participantes tinham um incentivo financeiro para escolher a
direita, mesmo sabendo haver mais pontos do lado esquerdo – o que
configuraria trapaça.
Os resultados mostraram que os
participantes que fizeram o teste entre as oito da manhã e o meio-dia
trapacearam menos do que aqueles que realizaram a mesma atividade entre o
meio-dia e as seis da tarde. Os pesquisadores denominaram esse fenômeno de
“efeito de moralidade matinal”.
No
segundo teste, eram apresentados aos participantes fragmentos de palavras, como
em um jogo de forca. Para combinações como "_ _RAL" e "E_ _ _ C_
_", as pessoas que fizeram o teste de manhã estavam mais propensas a
formar as palavras “moral” e “ético” (“ethical”,
em inglês), enquanto os voluntários da tarde tendiam a completar com palavras
como “coral” e “efeitos” (“effects”,
em inglês).
Segundo os autores, as pessoas
mais afetadas pela moralidade matinal são aquelas normalmente mais propensas a
serem honestas e a se sentirem culpadas quando fazem algo considerado
antiético. “Empresas, por exemplo, podem precisar ser mais vigilantes no
combate de comportamentos antiéticos de clientes e funcionários durante a tarde
do que pela manhã”, explicam os pesquisadores. “Se você estiver tentando
controlar suas próprias tentações ou for um pai, professor ou líder preocupado
com o comportamento ético de outras pessoas, nosso estudo sugere que pode ser
importante em levar em consideração algo tão banal quanto o período do
dia”.
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