31/10/2013

Estudo mostra que as pessoas são mais desonestas durante a tarde


Um novo estudo feito nos Estados Unidos mostrou que as pessoas tendem a ser mais honestas de manhã. Ao longo do dia, porém, fica mais difícil manter o autocontrole, o que aumenta as chances de uma pessoa mentir ou trapacear. Os pesquisadores denominaram esse fenômeno de “efeito de moralidade matinal” em seu artigo, publicado na última segunda-feira, no periódico Psychological.
A ideia para esta pesquisa surgiu quando Maryam Kouchaki, da Universidade Harvard, e Isaac Smith, da Universidade de Utah, ambos estudiosos da ética, perceberam que os experimentos realizados pela manhã apresentavam índices mais baixos de comportamentos desonestos, em relação àqueles realizados durante a tarde.
Como o cansaço e o ato e tomar decisões repetidamente são dois fatores conhecidos por afetar o autocontrole, Kouchaki e Smith decidiram analisar se as atividades normais de um dia seriam suficientes para afetar o autocontrole e provocar comportamentos desonestos.
Moralidade matinal – No primeiro experimento, eram apresentados aos participantes padrões com pontos em uma tela de computador, e eles deveriam escolher o lado que tivesse mais pontos. Porém, a recompensa que eles receberiam no final não seria medida pelo número de acertos: eles seriam pagos 10 vezes mais quando selecionassem o lado direito. Assim, os participantes tinham um incentivo financeiro para escolher a direita, mesmo sabendo haver mais pontos do lado esquerdo – o que configuraria trapaça.
Os resultados mostraram que os participantes que fizeram o teste entre as oito da manhã e o meio-dia trapacearam menos do que aqueles que realizaram a mesma atividade entre o meio-dia e as seis da tarde. Os pesquisadores denominaram esse fenômeno de “efeito de moralidade matinal”.
No segundo teste, eram apresentados aos participantes fragmentos de palavras, como em um jogo de forca. Para combinações como "_ _RAL" e "E_ _ _ C_ _", as pessoas que fizeram o teste de manhã estavam mais propensas a formar as palavras “moral” e “ético” (“ethical”, em inglês), enquanto os voluntários da tarde tendiam a completar com palavras como “coral” e “efeitos” (“effects”, em inglês).
Segundo os autores, as pessoas mais afetadas pela moralidade matinal são aquelas normalmente mais propensas a serem honestas e a se sentirem culpadas quando fazem algo considerado antiético. “Empresas, por exemplo, podem precisar ser mais vigilantes no combate de comportamentos antiéticos de clientes e funcionários durante a tarde do que pela manhã”, explicam os pesquisadores. “Se você estiver tentando controlar suas próprias tentações ou for um pai, professor ou líder preocupado com o comportamento ético de outras pessoas, nosso estudo sugere que pode ser importante em levar em consideração algo tão banal quanto o período do dia”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!