02/02/2013

Paraguai fica em alerta após 18 mil suspeitas de dengue em um mês

Brasil e Argentina intensificaram medidas de prevenção e reforçaram capacidade de hospitais.



A Direção de Vigilância Sanitária do Paraguai informou ontem (01/02) que foram registradas 18,7 mil notificações sobre possíveis casos de dengue desde o início de janeiro. O município de Ciudad del Este, na fronteira com Brasil e Argentina, está em estado de emergência devido ao avanço da doença.

Dentre as suspeitas registradas no último mês no Paraguai, 3,6 mil diagnósticos foram confirmados. Com mais de 100 novas internações por dia no sistema público, o ministério de Saúde paraguaio contratou trabalhadores para reforçar o atendimento nos hospitais com maior demanda.
Entre as pessoas que apresentaram sintomas da doença estão o candidato à presidência pelo Partido Liberal, Efraín Alegre, e seu filho, que foi internado. Após alguns dias de repouso devido à confirmação do diagnóstico, Alegre já retomou suas atividades de campanha com vistas às eleições que serão realizadas no país no dia 21 de abril.
Na última quarta-feira (30/01),Ciudad del Este declarou situação de emergência devido ao avanço da doença. Já em território brasileiro, devido à alta de casos de dengue, a Secretaria Nacional de Defesa Civil também reconheceu, nesta quarta-feira (31/01), a situação de emergência na capital do Mato Grosso do Sul.

Segundo o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, mais de 16,7 mil suspeitas de transmissão foram registradas em janeiro. “Os números mostram que essa epidemia é a maior de todos os tempos”, disse Bernal à Agência Brasil. De acordo com ele, o município receberá R$ 2 milhões do governo federal para intensificar o atendimento à população e realizar medidas de combate à doença.

Por sua vez, o ministro de Saúde da Argentina, Juan Manzur, afirmou nesta semana que “não há uma circulação viral” da dengue no país, embora haja casos “de pessoas que estiveram em contato com a doença, que vêm de lugares onde há circulação”.
As ações de prevenção estão sendo redobradas nas províncias limítrofes com o Paraguai e, em todos os casos registrados, “realizou-se cedo a detecção e o bloqueio do foco”. O governo afirma ter aumentado a provisão de medicamentos e reforçado a capacidade diagnóstica de 70 laboratórios localizados em “lugares estratégicos”.
Entre os sintomas da dengue estão febre alta, dor de cabeça, enjoos e vômitos, além de erupções na pele.



fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/26923/paraguai+fica+em+alerta+apos+18+mil+suspeitas+de+dengue+em+um+mes.shtml
foto:http://www.itacor.com.br/site/blog/dengue/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!