20/01/2013

Miami troca armas por ingressos para jogos de basquete e cartões de desconto

As autoridades da cidade norte-americana de Miami lançaram ontem (19/01) uma nova iniciativa para conter a posse de armas entre seus residentes. A administração ofereceu um par de ingresso para jogos do time de basquete da cidade e cartões de desconto em supermercados àqueles que entregassem suas armas ao governo. 

Em seu primeiro dia, a campanha teve sucesso com a entrega de dezenas de rifles e revólveres. Apenas na primeira hora, cerca de 50 armas foram recolhidas pela polícia local, que integra a iniciativa junto com a prefeitura local. Segundo as autoridades, esses eventos fazem com que a população se conscientize sobre o uso de armas.


"O que estamos fazendo aqui é tentar vencer as probabilidades (de novos ataques), disse o prefeito de Miami, Tomas Regalado, citado pelo jornal local Miami Herald. "Se um indicidente for evitado, já valeu a pena". Regalado afirmou estar muito preocupado com o fato de muitaos jovens possuírem acesso às armas que seus pais têm em casa no sul do estado.


Para não comprometer o sucesso da iniciativa, os oficiais norte-americanos não vão questionar as pessoas sobre a procedência das armas entregues. No entanto, a polícia irá guardar alguns dos equipamentos para a perícia verificar se já foram utilizadas em algum tipo de crime. 
"Fazia tempo que queria entregá-las, mas não sabia onde e a quem perguntar para poder tirá-las de circulação", contou uma das pessoas presentes. Quênia Flores, outra mulher que esteve no posto de entrega com seu filho, entregou uma pistola que pertencia a seu cunhado já falecido. "Temos três crianças em casa. Esperamos algo assim para entregá-las", afirmou.
"Vimos uma família completa que trouxe mais de sete armas porque a mãe tinha medo de tê-las em casa", comemorou o prefeito. O sargento Cruz detalhou que entre as armas mais perigosas que foram recolhidas estavam "rifles que podem disparar até 30 balas ao mesmo tempo".
A iniciativa, denominada de "Gun Buy Back Operation" (Operação de Recompra de Armas), continuará nos próximos três finais de semana em igrejas locais, que servem como postos de entrega. As autoridades querem reduzir o uso de armas de fogo em crimes, assim como acidentes domésticos com essas armas. 

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs na última quarta-feira (16/01)  um conjunto de medidas para controlar a posse de armas no país. Além disso, pediu ao Congresso uma renovação na proibição da venda de rifles de assalto, assim como um controle de antecedentes penais de todos os compradores e uma nova lei federal sobre tráfico de armas.


fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/26673/miami+troca+armas+por+ingressos+para+jogos+de+basquete+e+cartoes+de+desconto.shtml
foto:http://uprbci.blogspot.com.br/2012/02/prf-lancara-campanha-de-transito-com.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!