06/12/2012

Duzentas mil crianças trabalham na produção de baunilha em Madagascar

Esta notícia foi publicada no site Angop (Agencia Angola Press) e optamos por manter a escrita original.



Vinte mil crianças e adolescentes, de 12 a 17 anos, trabalham na produção de baunilha em Madagascar, ou seja mais de 30 porcento da mão-de-obra total do sector, afirmou ontem a Organização Internacional do Trabalho (OIT), citada pela AFP.           

"Fizemos um estudo desde 2009 na região de Sava (norte) e constatamos que há 20 mil crianças, sendo entre 31 e 33 porcento dos trabalhadores laboram na produção de baunilha", disse hoje, Christian Ntsay, director da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Oceano Índico, contactado pela AFP por telefone.
Ntsay informou que a sua organização tem um plano de urgência que necessita de  100.000 dólares (1 Dólar equivale a 100 kwanzas) e que consiste na identificação das crianças para as retirar desses locais de produção e um outro (plano) no âmbito jurídico visando o reforço da legislação nessa matéria e ajudar o Comité Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, preferindo ajudar a resolver o problema do que sancionar.
Primeiro produtor mundial de baunilha, o Madagascar produz 60% de banilha do mundo, entre 1.200 e 1.500 toneladas por ano, e 80% das plantações desse produto encontram-se no norte dessa grande Ilha, zona húmida e tropical que favorece o seu desenvolvimento.
"Os Malgaxes querem perpetuar a tradição, ensinando a cultivar a baunilha a seus filhos e faz parte da cultura", explicou Ntsay.
Um explorador de baunilha que requereu o anonimato disse que as plantações são frágeis, cultivar a baunilha é uma actividade complicada, se confiam isso à crianças, as culturas serão mortas ou danificadas".       
Sustentou ainda que os pais transmitem os conhecimentos aos seus filhos, porque não há escolas para isso, mas isto não prejudica os seus estudos.                
Nas cidades do nordeste, milhares de paus de baunilha secam ao sol sobre as natas de palha, em todo lado onde há superfície planas, ou sobre os tectos, nos cursos interiores, próximo de escolas, repelindo um cheiro de perfume. A baunilha faz parte do quitidiano dos malgaxes do norte e permite a região de Sava a desenvolver-se rapidamente.
Uma vez preparada e seca, ela é vendida entre 20 e 40 dólares (USD1.00 equivale a AKZ 100.00) por quilograma no mercado internacional e permite fazer viver pelo menos 80.000 cultivadores.


fonte:http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/africa/2012/11/49/Duzentas-mil-criancas-trabalham-producao-baunilha-OIT,ee49527e-3853-4063-b980-3ec46fdfaf3c.html
foto:terradosaromas.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!