19/12/2012

Colégios transformarão fios de cabelo de aprovados em diamante


Formando Cidadãos Brilhantes
O Grupo Marista, rede com 16 colégios distribuídos nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás e no Distrito Federal, resolveu comemorar a aprovação de seus alunos nos vestibulares de verão de uma maneira inusitada. Desde a última sexta-feira, estudantes aprovados estão doando fios de cabelo para serem transformadas em diamante, que posteriormente será doado a um cidadão ou instituição que tenha contribuído significativamente para a transformação social de sua comunidade ao longo do ano.
A escolha dos agraciados passará, inicialmente, pela decisão de um comitê formado por profissionais da Rede Marista e da agência de comunicação Espalhe, que identificará três cidadãos ou instituições de cada praça onde os colégios estão presentes. A partir desta seleção, os alunos poderão votar nos selecionados pela fan page de cada colégio.
Os 14 mais votados vão para uma análise final, feita pelo comitê, que definirá o vencedor de 2012. Uma solenidade, prevista para ocorrer em março de 2013 na unidade responsável pela sugestão do nome escolhido, marcará a entrega do prêmio.
"O diamante simbolizará os princípios humanos sólidos e duradouros dos nossos alunos. Mais do que uma joia, trata-se de uma homenagem a todos os estudantes que não medem esforços neste momento tão importante da vida que é o vestibular", diz Fabiane Campana, gerente de marketing da rede.
Como se faz um diamante com cabelos?
Uma empresa brasileira será a responsável pela produção da pedra preciosa, que será feita a partir dos fios de cabelo dos alunos. A joia será produzida em um laboratório da companhia, na Espanha, e será obtida após uma combinação perfeita entre carbono, temperatura e pressão.

O cabelo é levado a um forno especial e o carbono presente nos fios é extraído em temperatura elevada. O material resultante é prensado até se transformar em uma pastilha de carbono que, colocada no interior de um equipamento de alta tecnologia, é submetida a uma pressão equivalente a 45 mil atmosferas e a uma temperatura entre 1.500°C e 1.600°C. O resultado de todo esse processo é um diamante com as mesmas características físicas, químicas e óticas de uma pedra extraída da natureza.

fonte:http://noticias.terra.com.br/educacao/vestibular/vestibular-colegios-transformarao-fios-de-cabelo-de-aprovados-em-diamante,7d26f69753eab310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!