26/11/2012

Na semana passada (terça-feira, 20) foi comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra e sem negar os avanços na luta contra a discriminação racial e o preconceito de uma forma geral, ainda estamos muito distantes de uma sociedade igualitária de fato, não simplesmente como resultado da criação de leis e com elas punições para o seu descumprimento, mas sim como consequência de uma mudança cultural, de uma profunda transformação interior.
Diante disso, o Ética para Paz começa a publicar a partir de hoje uma série de textos sobre comportamentos discriminatórios e violentos que ainda ocorrem de forma sistemática em todo o planeta e estão sedimentados em bases religiosas, políticas, econômicas e culturais. Começamos pela Índia e a seu sistema de castas. O objetivo não é simplesmente repassar conhecimento, mas principalmente fornecer dados que permitam contextualizar a questão da discriminação no mundo para ajudar na formação de um pensamento crítico e assim incentivar um posicionamento combatente pelo seu fim. 

Dra. Tânia Mota de Oliveira


O texto abaixo sobre as castas indianas foi extraído do livro "Princípios de Antropologia" (Cengage Learning, tradução de Elisete Paes e Lima da 2ª edição,2011, pág. 337-338) de William A. Haviland , Harald E. L. Prins, Dana Walrath e Bunny McBride.


"O exemplo etnográfico clássico de um sistema de castas é o da Índia (também encontrado em outras partes da Ásia e até no Nepal e em Bali). Talvez o sistema hierárquico que sobrevive há mais tempo em todo o mundo, engloba a classificação complexa de grupos sociais com base na 'pureza ritual'. cada uma das quase 2 mil castas diferentes se considera uma comunidade distinta, de nível mais alto ou mais baixo que outras, embora a classificação específica varie conforme a região geográfica e o tempo. As castas estão associadas a ocupações e costumes específicos, como hábitos de alimentação e de vestimentas, juntamente com os rituais que envolvem noções de pureza e poluição. A poluição ritual resulta de contato, como tocar um membro de uma casta mais baixa, aceitar comida dele, ou manter relações sexuais com esse indivíduo. Por esse motivo, as castas são sempre endogâmicas. As diferenças na classificação das castas são tradicionalmente justificadas pela doutrina religiosa do carma, a crença de que o status de um indivíduo, nesta vida, é determinado por suas ações em vidas passadas.
Todas essas castas, ou jatis, são organizadas em quatro ordens básicas, varnas (que literalmente significa "cores"), diferenciadas de modo parcial pela ocupação e classificadas em ordem descendente de status de pureza religiosa.A fundamentação religiosa para essa hierarquia social encontra-se em um texto sagrado conhecido como Leis de Manu, uma obra antiga, com quase 2.000 anos, e considerada pelos hindus tradicionais a autoridade máxima de suas instituições culturais. Define os brâmanes como os varnas mais puros e, portanto, de nível mais alto. Como sacerdotes e legisladores, os brâmanes representam o mundo da religião e do aprendizado. Em seguida vem a ordem dos soldados e governantes, conhecida como kshatriyas. Abaixo dela, está a dos vaisyas (mercadores e comerciantes), que realizam atividades comerciais, agrícolas e pastoris. Na camada inferior, estão os shudras (artesãos e operários), uma ordem necessária para servir as outras três varnas e que também ganha a vida com artesanato.
Fora do sistema varna existe uma quinta categoria de indivíduos conhecidos como dalits, ou "intocáveis". Comumente discriminados pelos hindus como 'impuros', eles não podem ser proprietários de terra nem das ferramentas de que precisam para trabalhar. Constituem um grande grupo de mão de obra barata à disposição dos que controlam a política e a economia. Na tentativa de resgatar a dignidade dessas vítimas afetadas pela pobreza, o líder nacionalista Mahatma Gandhi renomeou-os harijan, 'filhos de Deus'.
Embora a constituição indiana de 1950 tenha tentado abolir o sistema de castas e suas práticas discriminatórias baseadas na fé contra os intocáveis dalits, o sistema ainda permanece profundamente arraigado na cultura hindu e continua muito difundido, em especial nas áreas rurais. No que tem sido chamado 'apartheid oculto' da Índia, vilas inteiras, em muitos estados indianos, continuam completamente segregadas por castas. Os dalits, amplamente dispersos, representam aproximadamente 15% da população indiana, cerca de 170 milhões de pessoas, e enfrentam isolamento social quase completo e discriminação com base exclusivamente no status de nascimento. Acredita-se que mesmo a sombra de um deles pode contaminar as castas superiores. Eles não podem atravessar a linha divisória entre a parte da vila que ocupam e a das castas mais altas, beber água em poços públicos ou visitar os mesmos templos que elas. As crianças dalit sentam no fundo das salas de aula e, nas áreas rurais, alguns ainda não têm nenhum acesso à educação".



foto:lemosideias.com

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