Jovens desempregados da cidade sueca de Soderhamn estão sendo pagos pelas autoridades locais para procurar emprego na Noruega, informou o jornal britânico Daily Telegraph. O projeto, que conta com a colaboração do governo nacional, tem como objetivo combater o alto índice de pessoas com menos de 25 anos desempregadas no país.
Os inscritos recebem uma passagem para Oslo, capital norueguesa, e um mês de estadia em um albergue de até 20 euros a diária. O pacote também inclui orientações de como conseguir uma vaga de trabalho no país vizinho.
“Nós tínhamos uma taxa de desemprego maior do que 25%, então nós tivemos que achar soluções”, disse Magus Nilsen, responsável pela elaboração do plano, ao Daily Telegraph. “Ir para a Noruega encontrar trabalho sempre foi muito popular entre os jovens, mas, muitas vezes, eles querem ir, mas não sabem como encontrar trabalho ou acomodação, então nós decidimos ajudar”.
Até agora, cem jovens da cidade de 12 mil habitantes decidiram se inscrever no projeto e tentar a sorte no país vizinho. Foi o caso de Andreas Larsson, que procurava emprego em seu país natal há mais de dois anos. “Eu cheguei aqui na quinta-feira e, na segunda de manhã, já estava trabalhando”, contou ele que agora trabalha como caminhoneiro.
Enquanto a Suécia está entre os países europeus mais prejudicados pela crise econômica, a Noruega possui uma das economias mais fortes do continente, com taxa de desemprego de 2,8%, segundo dados das Nações Unidas do início deste ano. Em janeiro de 2012, cerca de 25 mil vagas de emprego estavam disponíveis e, por essa razão, o número de imigrantes de países europeus em crise apenas cresce. Além de suecos, moradores da Grécia, Espanha e Itália também procuram trabalho na Noruega.
Reportagem de Marina Mattar
foto:exame.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!