10/05/2012

Maior distância entre casa e trabalho aumenta risco de problemas cardíacos e de obesidade

Quanto mais tempo uma pessoa passa dentro do carro para ir de casa ao trabalho, maior o risco de ela ter problemas cardiorrespiratórios, aumento de peso e outros males metabólicos. Essa é a conclusão de um estudo que será publicado na edição do mês de junho do periódicoAmerican Journal of Preventive Medicine. De acordo com a pesquisa, desenvolvida na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, adultos que percorrem mais do que 15 quilômetros nesse trajeto diário já têm risco aumentado para pressão alta.
Os pesquisadores analisaram 4.297 adultos que dirigiam até o trabalho. Eles calcularam a distância entre casa e emprego de cada participante, e analisaram características como capacidade cardiorrespiratória, índice de massa corporal (IMC) e fatores de risco para síndrome metabólica, como circunferência abdominal, taxa de triglicérides, glicemia, colesterol e pressão arterial. Os indivíduos também relataram intensidade e frequência com que realizaram atividades físicas nos três meses anteriores à pesquisa.

A equipe descobriu que as pessoas que enfrentavam as maiores distâncias entre casa e trabalho realizavam menos atividade física. Elas também apresentaram capacidade cardiorrespiratória mais fraca, maiores IMC, circunferência abdominal e pressão arterial mais alta. Segundo o estudo, os indivíduos que dirigiam mais do que 25 quilômetros foram menos propensos a praticar a recomendação mínima de exercícios físicos diários e candiatos em potencial à obesidade.
De acordo com a coordenadora do estudo, Christine Hoehner, é possível afirmar que o tempo gasto em longos deslocamentos leva a pessoa a não praticar atividades físicas e, consequentemente, à diminuição da capacidade cardiorrespiratória. No entanto, pesquisadores lembram que, até quando as pessoas se exercitavam, aquelas que passavam maiores períodos no carro demonstraram maior IMC e circunferência abdominal.
Segundo Hoehner, longas distâncias acarretam menor gasto calórico total, o que já é capaz de prejudicar a saúde -- independentemente das atividades realizadas fora do carro.

foto:detailedworld.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!