Nesta segunda-feira (23), comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais. Decidiu-se criar essa data para incentivar a leitura, investir na publicação de novas obras e proteger os autores e seus Direitos Autorais. Isso aconteceu em 1996 durante a XXVIII Conferência Geral da UNESCO e a escolha da data não foi por acaso.
Muitos autores famosos nasceram ou partiram dessa vida exatamente nesse dia, como William Shakespeare ("Romeu e Julieta"), Miguel de Cervantes ("Dom Quixote"), Vladimir Nabokov ("Lolita") e Josep Pla ("O Caderno Cinzento"). Como são consideradas pessoas que marcaram e que são reconhecidas até hoje, é prestada esta homenagem para quem contribuiu (e muito) para a literatura mundial.
Em 2012, comemora-se também o 80º aniversário da Index Translationum, a bibliografia mundial de traduções gerida pela UNESCO. Por meio da tradução, é possível unir povos, compartilhar as diversidades e contribuir para o enriquecimento cultural das pessoas. Por isso, neste ano, o tema do Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais é a tradução.
Desde a pré-história, quando os homens registravam o seu cotidiano com desenhos nas paredes das cavernas até os dias atuais, com a crescente demanda de e-readers, tablets e livros digitais, a verdade é que, independente da forma como ele é apresentado, um livro é sempre uma aventura apaixonante. São histórias surpreendentes apresentadas para quem aprecia uma boa leitura, uma viagem por lugares desconhecidos e fascinantes.
foto:kellerbarbara.wordpress.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!