A felicidade mais elevada é aquela que corrige os nossos defeitos e equilibra as nossas debilidades (Thomas Mann)
Nas últimas décadas a busca por uma vida saudável em todos os aspectos vem ganhado espaço na lista de prioridades do cotidiano das pessoas. Alimentação equilibrada contemplando todos os nutrientes indispensáveis para a saúde física e mental; atividades físicas, momentos de lazer; convivência com amigos e familiares mais afetuosa e constante e inclusive um retorno ao mundo espiritual.
No entanto, ao mesmo tempo é possível perceber um aumento no fanatismo e em atitudes extremadas, ou seja, um exagero que certamente é prejudicial.
Por exemplo, o fanatismo religioso. E não estou me referindo aos extremistas muçulmanos que estão dispostos a matar e morrer em nome de Alá. Não, estou me referindo a determinadas posturas adotadas pelas pessoas que ao invés de ampliar os horizontes, limitam, censuram, oprimem. Não é possível encontrar a paz condenando ou excluindo tudo que não esteja em sintonia com a nossa ideologia, com a nossa maneira de encarar e enfrentar a vida ou com a fé que abraçamos.
Não é possível encontrar a paz fechando os olhos e negando as idéias dos outros, colocando-as como inferiores ou inadequadas.
Como também é impossível ter paz assumindo posturas obsessivas com relação a qualquer idéias, inclusive religiosa.
Não somos seres fragmentados, mas sim integrais e heterogêneos e justamente aí, nas nossas diferenças, esta uma das grandes riquezas do ser humano. Integrais, diversos e lutando juntos para a conservação deste planeta e da preservação da vida. Mas não de qualquer tipo de vida. Uma vida em harmonia com a natureza e entre nós, buscando a conciliação, o acordo ao invés do litígio, da guerra. Compartilhando ao invés de dividindo. Acolhendo e não negando qualquer tipo de ajuda.
Se o caminho que escolhemos para trilhar está nos levando à solidão, limitando nossa visão do mundo e nos isolando de certa forma do mundo real, precisamos parar e rever nossas idéias e ter coragem para recomeçar. Na verdade,a vida é um recomeço diário, um exercício de aprendizagem constante que tem como meta o encontro com o equilíbrio.
foto:matosjr.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!