14/10/2011

Receita Federal acha mais lixo dos EUA em porto de Pernambuco

Querem transformar o Brasil em um depósito de lixo?



A Receita Federal confirmou ontem que outro contêiner enviado por uma empresa dos Estados Unidos para Pernambuco também tem uma carga irregular de lixo hospitalar. São mais de 20 toneladas de catéteres, sondas, luvas, seringas e até lençois sujos de sangue. É o segundo carregamento, em menos de uma semana, que contém material contaminante importado irregularmente.
A carga foi vistoriada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e pela Receita Federal. O material veio do porto americano de Charleston, e em alguns lençóis consta o nome do Hospital Central Services Cooperative. No início dessa semana, um primeiro contêiner com o lixo havia sido encontrado pela Receita Federal.
O material veio no meio de tecidos que seriam enviados para uma empresa de Santa Cruz do Capibaribe, no agreste de Pernambuco. A Receita ainda não divulgou o nome da empresa importadora no Brasil.
O destino da carga ainda não está definido. Ela pode ser incinerada no Brasil com custo para os exportadores e importadores ou devolvida aos EUA. A carga foi encontrada em contêineres no porto de Suape.
A importação de resíduos sólidos e perigosos é proibida no Brasil desde 2010. A Lei 12.305 determina penas para empresas envolvidas na importação e distribuição de materiais que representem risco para a saúde.

Lei nº 12.305




fonte:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1055951
foto:mariolobato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!