08/10/2011

Distúrbios do sono podem levar a outras patologias

Como anda o seu sono?



Quem, depois de uma noite mal dormida, já não acordou cansado? Não bastassem os sinais de irritação no dia seguinte, problemas com o sono podem representar também distúrbios que demandam tratamento médico.
Especialista em Medicina do Sono, a otorrinolaringologista Sandra Regina Araújo Mantine, de Apucarana, alerta que quem dorme pouco pode desenvolver ainda outras patologias.

“O sono é fundamental para reparar nosso organismo. Pessoas que enfrentam problemas para dormir se queixam muito, ficam nervosas, podem ter dores de cabeça, alteração de memória e até sofrer acidentes no trabalho”, define ela, ao relatar que, embora algumas pessoas se sintam bem dormindo cerca de 3 horas por noite, a média ideal é de 8 horas. “É o suficiente”, argumenta.
Sandra relata que os distúrbios respiratórios do sono e a insônia são as situações que mais chegam até seu consultório. A apneia, que consiste em sucessivas paradas respiratórias enquanto a pessoa dorme, é um dos males que podem gerar transtornos que vão além da fragmentação do sono do paciente.
“Muitas podem ser as consequências da apneia, como sonolência durante o dia, fadiga, hipertensão e impotência sexual. Para se ter uma ideia, a apneia é a segunda causa de acidentes no trânsito, só perdendo para o álcool”, diz.

Reportagem de Antoniele Luciano
http://www.tnonline.com.br/noticias/apucarana/45,116912,07,10,disturbios-do-sono-podem-levar-a-outras-patologias.shtml
foto:revistaafrodite.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!