28/09/2011

Homenagem à Academia Paraense de Letras


"Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência"
(Léon Tolstoi)

A família paraense Avertano de Macedo Barreto da Rocha foi a inspiração das palavras abaixo:

No entanto, se buscarmos a verdade absoluta não sairemos do ponto inicial e continuarem andando sem sair do lugar, caminhando em círculos, cegos para as verdades que coexistem ao nosso redor. Como disse um dos maiores poetas de todos os tempos, Fernando Pessoa, "tudo vale a pena se a alma não for pequena". Devemos unir forças, idéias, conhecimento e espiritualidade para o aprimoramento da vida e não como desculpa para a divisão ou como subsidio para luta pelo poder, para dominação de indivíduos e nações.
Por isso mesmo nossos discursos não podem ser palavras ao vento, temos que estar conscientes da força que o conhecimento que disseminamos tem no presente e no futuro. Não podemos nos esquecer jamais do que disse Leonardo da Vinci: Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro.

Dra. Tania Mota




Quem quiser saber mais sobre a Academia Paraense de Letras, sua história e relevante contribuição   cultural ao apenas ao Pará, mas a todo o Brasil, temos um link direto com o site desta entidade ao lado direito do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!