25/09/2011

Fim das touradas aumenta debate político entre a Espanha e a Catalunha

Hoje acontece a última tourada em Barcelona. Lei aprovada proíbe touradas na Catalunha. Muitos habitantes querem se separar da Espanha. A relação entre a região e o governo espanhol está tensa nos últimos meses.




A Catalunha, região autônoma da Espanha, proibiu as touradas. Chega ao fim uma tradição que tem mais de 600 anos. Mas quem venceu: os defensores dos animais, o bom senso ou o oportunismo político?
A Espanha está dividida, mais uma vez.
Adeus tinta vermelha. Os defensores dos animais agora querem outro líquido: o champanhe. É hora de comemorar. As vozes acostumadas a dizer “olé”, agora precisam aprender a protestar.
A Espanha está virada do avesso. Em tempos de crise, desemprego e até de título mundial, o país parou para discutir uma lei contra as touradas.
Na Espanha, esse assunto vai muito além da crueldade contra os animais. O projeto só foi votado depois de um ano e meio de muita discussão. No fim, os touros foram tirados da arena e jogados no meio de uma briga política.
A lei aprovada em Barcelona proíbe as touradas em toda a Catalunha. É a região mais rica do país, que fala uma língua própria, o catalão. Muitos habitantes querem se separar da Espanha. As relações entre a Catalunha e o governo espanhol estão tensas nos últimos meses.
No último dia 10, mais de um milhão de pessoas saíram às ruas em Barcelona para protestar contra uma decisão da Suprema Corte que limitou a autonomia da região.
Para muitos analistas, acabar com as touradas foi uma oportunidade para muitos políticos que querem diferenciar a Catalunha do resto do país. Um defensor das touradas diz que os deputados não estão nem aí para os touros, e que os animais foram usados pelos separatistas como uma desculpa.
Os críticos também dizem que a lei vai aumentar o desemprego, abalando um setor da economia em que trabalham 40 mil pessoas. Além disso, vai afastar turistas.
Uma defensora da lei responde dizendo que mostrar touros mortos como atração turística é um sinal do subdesenvolvimento da Espanha.
O resultado apertado da votação revela um país dividido: 68 a 55, com nove abstenções. Depois do resultado, o Parlamento mais parecia uma arquibancada de futebol, dividida entre vencedores e vencidos. Longe da arena, o mundo assistiu na Espanha uma rara, porém definitiva, vitória do touro.

Saiba mais sobre touradas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tourada


Reportagem de Pedro Bassan
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/07/fim-das-touradas-aumenta-debate-politico-entre-espanha-e-catalunha.html
foto: lazeresportes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!