01/03/2011

O caminho para a verdadeira reintegração do preso

Após a postagem sobre a participação da mão-de-obra carcerária na reforma de um estádio de futebol em Brasília, visando a copa do mundo de 2014 que será realizada no Brasil, fiz algumas reflexões que julgo fundamentais compartilhar neste espaço. Quando insistimos na elaboração de um projeto para a reintegração do preso à sociedade não estamos falando simplesmente na criação de postos de trabalho ou vagas em cursos profissionalizantes. É evidente que são duas ações imprescindíveis para a viabilização desta proposta (aliás, muito mais do que uma proposta, um anseio da sociedade e principalmente do próprio preso e seus familiares). No entanto, isoladas de um contexto mais amplo e sem a inclusão de outras iniciativas, infelizmente não irão ter forças suficientes para alterar o quadro atual deste universo nem representarão a transformação necessária para que o detento seja preparado devidamente para voltar ao convívio social sem representar um perigo aos outros nem a si mesmo.
Assim como a aplicação da justiça restaurativa e das penas alternativas por si só não provocarão uma conscientização do ofensor sob a dimensão dos seus atos nem das conseqüências que teve à sua vítima direta ou para a sociedade. Por si só, assim como os postos de trabalho e os cursos profissionalizantes, não serão capazes de provocar as reflexões necessárias, pois não irão incentivar mudanças de valores e consequentemente um novo posicionamento frente a sociedade e principalmente o outro. Penso que sem um engajamento de toda sociedade no sentido de uma mudança cultural radical com bases nos princípios holísticos que enxergam o ser humano na sua integralidade e não fragmentado, sem uma transformação na concepção das relações humanas visando priorizar a convivência pacífica e sem a atual escravidão econômica e política a qual está submetida toda sociedade e que contamina de forma descomunal a Justiça, nada sairá do universo das boas intenções.
Por mais que estas idéias possam parecer utópicas, desfocadas da realidade à primeira vista, penso que são viáveis  e assim insisto em chamar todos os que visitam este blog para pensarmos juntos e descobrirmos os caminhos que devem ser trilhados para iniciarmos esta transformação social  e cultural. Um sonho deixa de ser sonho quando compartilhado por muitos. E todos nós que lutamos por um mundo guiado pela ética e de paz temos um compromisso inadiável com esta luta.

foto: collectingtokens.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!