11/12/2010

Diário de Minas Gerais 3


Sou mineira de coração. Como boa filha de mineiro aprendi amar as Minas Gerais e a valorizar sua cultura, sua gente e seus deliciosos "causos" compartilhados preferencialmente na mesa de um botequim ou na cozinha da família. Aprendi a saborear seus quitutes e a admirar suas montanhas que abraçam a todos num gesto de aconchego e proteção, um porto seguro para seus filhos que sempre querem voltar. 
Desembargador Elpídio Donizetti e Dra. Tania Mota
Na última viagem que fiz a Minas Gerais este ano estive em Belo Horizonte e como é natural que aconteça, fui muito bem recebida. Embora tenha sido uma viagem rápida voltei renovada.O calor humano, as belas paisagens de BH e o conhecimento adquirido renovaram minha mente e meu espírito. 
Um dos privilégios que tive nesta viagem foi o de ter sido recebida pelo desembargador mineiro Elpídio Donizetti (foto acima), que fez parte da comissão de juristas instituída para elaborar o Anteprojeto do novo Código de Processo Civil brasileiro. 
Mesmo com uma agenda totalmente repleta ele fez questão de reservar um momento para me receber em seu escritório e entre outros assuntos falou sobre uma questão crucial para a Justiça do Brasil, a capacitação dos funcionários do Poder Judiciário, um tema de extrema relevância para nós.
Para o desembargador não é uma falha apenas do Judiciário, todo o Poder Público, de uma forma geral, não investe na capacitação de seus funcionários.
"O Judiciário brasileiro não carece de leis, elas já existem. Ele tem necessidade é de uma reforma na gestão, precisa pensar em estipular metas para os servidores e juízes, capacitar a gestão em sentido pleno", afirma Donizetti. Para que isso ocorra, na sua opinião, é preciso uma mudança cultural que deve começar pela educação.   
Quanto a reforma do CPC ele ressalta que atinge apenas o Processo Civil Individual e no entanto, deveria também focar o processo coletivo. O que, na sua opinião, reflete o fato de no Brasil ainda não existir uma preocupação efetiva com o consumidor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!