Principais teorias de ensino
Não são poucas as correntes educacionais que buscaram a reformulação do ensino sob vários aspectos a partir de uma série de variáveis segundo a filosofia do seu idealizador. A seguir será feita uma apresentação de algumas de teorias e dos teóricos mais relevantes para a educação.
A pedagogia Freinet é centralizada na criança e baseada sobre alguns princípios:
- senso de responsabilidade
- senso cooperativo
- sociabilidade
- julgamento pessoal
- autonomia
- expressão
- criatividade
- comunicação
- reflexão individual e coletiva
- afetividade
- senso de responsabilidade
- senso cooperativo
- sociabilidade
- julgamento pessoal
- autonomia
- expressão
- criatividade
- comunicação
- reflexão individual e coletiva
- afetividade
Para Freinet as mudanças necessárias e profundas na educação deveriam ser feitas pela base, ou seja, pelos próprios professores. O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é vista não como um indivíduo isolado, mas, fazendo parte de uma comunidade.
Atribui grande ênfase ao trabalho: as atividades manuais tem tanta importância quanto as intelectuais, a disciplina e a autoridade resultam do trabalho organizado. Questiona as tarefas escolares(repetitivas e enfadonhas) opostas aos jogos (atividades lúdicas, recreio), apontando como essa dualidade presente na escola, reproduz a dicotomia trabalho/prazer, gerada pela sociedade capitalista industrial. A escola por ele concebida, é vista como elemento ativo de mudança social e é também popular por não marginalizar as crianças das classes menos favorecidas.
Atribui grande ênfase ao trabalho: as atividades manuais tem tanta importância quanto as intelectuais, a disciplina e a autoridade resultam do trabalho organizado. Questiona as tarefas escolares(repetitivas e enfadonhas) opostas aos jogos (atividades lúdicas, recreio), apontando como essa dualidade presente na escola, reproduz a dicotomia trabalho/prazer, gerada pela sociedade capitalista industrial. A escola por ele concebida, é vista como elemento ativo de mudança social e é também popular por não marginalizar as crianças das classes menos favorecidas.
Para muitos educadores Freinet é um dos pedagogos contemporâneos que mais contribuiu para construção de uma escola ativa, dinâmica e inserida em um contexto social e cultural.
O suíço Jean Piaget (1896-1980), especialista em psicologia evolutiva, estudou a evolução do pensamento até a adolescência e como epistemólogo, investigou o processo de construção do conhecimento. A partir de observações do comportamento de seus filhos e de outras crianças chegou a conclusão – ao contrário do pensamento vigente da época – que elas não pensam como adultos porque não têm certas habilidades tanto em grau como em classe.
Com base nestas conclusões ele então desenvolveu a teoria do desenvolvimento cognitivo, segundo a qual os indivíduos passam necessariamente por várias mudanças ao longo da vida que são ordenadas e previsíveis. Segundo Zacharias (2007)[3] para Piaget:
A escola deve partir dos esquemas de assimilação da criança, propondo atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilibrações sucessivas, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento. Para construir esse conhecimento, as concepções infantis combinam-se às informações advindas do meio, na medida em que o conhecimento não é concebido apenas como sendo descoberto espontaneamente pela criança, nem transmitido de forma mecânica pelo meio exterior ou pelos adultos, mas, como resultado de uma interação, na qual o sujeito é sempre um elemento ativo, que procura ativamente compreender o mundo que o cerca, e que busca resolver as interrogações que esse mundo provoca.
Para Piaget, ainda de acordo com Zacharias, o objetivo da educação é formar indivíduos que sejam “criativos, inventivos e descobridores”. Ou seja, de “pessoas críticas e ativas, na busca constante da construção da autonomia”. Ela também chama a atenção para o fato de Piaget não ter proposto um método de ensino, mas ter elaborado “uma teoria do conhecimento” e desenvolvido “muitas investigações cujos resultados são utilizados por psicólogos e pedagogos”.
No Brasil assim como em várias partes do mundo, o construtivismo de Piaget está presente em muitas escolas, nas quais os professores buscam não apenas ensinar, mas antes disso, orientar os alunos no caminho de uma aprendizagem autônoma. Pois, segundo o próprio Piaget os alunos devem ser incentivados a fazerem coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações já fizeram.
O pesquisador e professor marxista Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934)) nasceu na Bielorrúsia e foi o primeiro a afirmar que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das suas interações sociais e das suas condições de vida. Para Vygotsky o desenvolvimento do ser humano é produto de um processo sócio-histórico e enfatiza, neste processo, o papel da linguagem e da aprendizagem. Segundo ele, o conhecimento é adquirido por meio da interação do indivíduo com o seu meio. Nas palavras de Zacharias (2007)[4]:
Vygotsky, teve contato com a obra de Piaget e, embora teça elogios a ela em muitos aspectos, também a critica, por considerar que Piaget não deu a devida importância à situação social e ao meio. Ambos atribuem grande importância ao organismo ativo, mas Vygotsky destaca o papel do contexto histórico e cultural nos processos de desenvolvimento e aprendizagem, sendo chamado de socio-interacionista, e não apenas de interacionista como Piaget.
Piaget coloca ênfase nos aspectos estruturais e nas leis de caráter universal ( de origem biológica) do desenvolvimento, enquanto Vygotsky destaca as contribuições da cultura, da interação social e a dimensão histórica do desenvolvimento mental.
Piaget coloca ênfase nos aspectos estruturais e nas leis de caráter universal ( de origem biológica) do desenvolvimento, enquanto Vygotsky destaca as contribuições da cultura, da interação social e a dimensão histórica do desenvolvimento mental.
Mas, ambos são construtivistas em suas concepções do desenvolvimento intelectual. Ou seja, sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio.
De acordo com Vygotsky a escola é o local onde a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo ensino-aprendizagem, sendo responsabilidade de o professor interferir neste processo. Quanto ao aluno, este deve aprender juntamente com o outro aquilo que é produzido pelo seu grupo social, como valores, linguagem e o próprio conhecimento.
Ainda segundo o mesmo artigo citado no parágrafo acima, a partir de uma perspectiva desenvolvimentista, Montessori priorizou os primeiros anos de vida de uma criança e explorou nas escolas que fundou – chamadas de Casa dei Bambini ou Casa das Crianças – suas principais idéias: a educação pelos sentidos e pelo movimento. Ela diz:
(...) o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que as crianças exploram e decodificam o mundo ao seu redor. "A criança ama tocar os objetos para depois poder reconhecê-los", disse certa vez. Muitos dos exercícios desenvolvidos pela educadora – hoje utilizados largamente na Educação Infantil – objetivam chamar a atenção dos alunos para as propriedades dos objetos (tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho).
O método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Baseia-se na observação de que meninos e meninas aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu os materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem.
Montessori criticava as escolas tradicionais com as crianças sentadas e o professor ensinando em frente a um quadro negro. Para ela as crianças pareciam “coleções de borboletas, cada uma presa em seu lugar”. Por isso nas escolas montessorianas as crianças ficam espalhadas pela sala e o professor se mistura com elas. Também não existe hora de intervalo – lazer e atividades são ações desenvolvidas conjuntamente – nem um material didático fixo. Os alunos são incentivados a fazer pesquisas e a partir delas fazer apresentações na sala de aula.
O filosofo e historiador francês Paul-Michel Foucault (1926-1984) via a educação moderna como um meio de adestramento do corpo e da mente dos alunos. Fragmentando o aprendizado que visa o desenvolvimento do individuo, a educação assegura que ele seja controlado.
Para Foucault as escolas eram “instituições de seqüestro”, assim como os quartéis, os hospitais e as prisões. Ou seja, instituições que retiram o indivíduo por um determinado espaço de tempo do seu universo habitual para enquadrá-lo segundo uma determinada diretriz, moldando seu comportamento e pensamentos de acordo com um padrão pré-estabelecido.
Para Foucault, os saberes engendram-se e organizam-se para que se atenda a uma "vontade de poder". Trata-se do poder onde ele se manifesta, ou seja, é o micropoder que se exerce e que se distribui capilarmente: não que se detém exclusivamente no Estado. O poder se dispõe como rede, na qual há pontos de resistência, minúsculos, transitórios e móveis. Poder e saber são os dois lados do mesmo processo: entrecruzam-se no sujeito. Não há relação de poder sem a constituição de um campo de saber, nem saber que não pressuponha e não constitua relações de poder.
E ainda:
Em relação à educação, o processo pedagógico corporifica relações de poder entre professores e aprendizes. Esta relação se baseia em técnicas particulares de governo, produz e reproduz regras e práticas, pelas quais todos devem se conservar sob controle. Não há “sujeito epistêmico”, mas sim sujeito de poderes, porque não há saber sem poder e vice-versa, nem sujeitos independentes desta relação. Foucault considera que o poder, produz saber. Mas, é na questão do poder que há uma ruptura maior com as teorias clássicas - o poder não pode mais ser visto como um bloco ao qual cedemos direitos, pois somos “atravessados” por relações de poder.
Ou seja, para Foucault, o poder não atua apenas como uma teia de repressão e dominação, mas também como um produtor de relações com a verdade e o saber. O poder ensina. Segundo Foucault, aprende-se com o poder.
Paulo Freire (1921-1997) é considerado um dos maiores pedagogos do Brasil, sendo respeitado mundialmente, inclusive com mais títulos publicados em idiomas estrangeiros do que em português. Mesmo os que criticam suas idéias não deixam de reconhecer sua grande contribuição à educação popular.
Para Paulo Freire a divisão da sociedade em classes priva os menos favorecidos de alguns bens essenciais para o seu desenvolvimento, sendo um deles a educação, principalmente nos países do Terceiro Mundo. Diante desta realidade ele faz referência a dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes (a educação enquanto prática da dominação) e a pedagogia do oprimido (que precisa ser realizada e seria a prática da liberdade). Zacharias (2007)[7] faz uma análise destas duas pedagogias segundo Freire:
O movimento para a liberdade, deve surgir e partir dos próprios oprimidos, e a pedagogia decorrente será " aquela que tem que ser forjada com ele e não para ele, enquanto homens ou povos, na luta incessante de recuperação de sua humanidade". Vê-se que não é suficiente que o oprimido tenha consciência crítica da opressão, mas, que se disponha a transformar essa realidade; trata-se de um trabalho de conscientização e politização. A pedagogia do dominante é fundamentada em uma concepção bancária de educação, (predomina o discurso e a prática, na qual, quem é o sujeito da educação é o educador, sendo os educandos, como vasilhas a serem enchidas; o educador deposita "comunicados" que estes, recebem, memorizam e repetem), da qual deriva uma prática totalmente verbalista, dirigida para a transmissão e avaliação de conhecimentos abstratos, numa relação vertical, o saber é dado, fornecido de cima para baixo, e autoritária, pois manda quem sabe.
Dessa maneira, o educando em sua passividade, torna-se um objeto para receber paternalisticamente a doação do saber do educador, sujeito único de todo o processo. Esse tipo de educação pressupõe um mundo harmonioso, no qual não há contradições, daí a conservação da ingenuidade do oprimido, que como tal se acostuma e acomoda no mundo conhecido (o mundo da opressão)- -e eis aí, a educação exercida como uma prática da dominação.
O método Paulo Freire de alfabetização – tanto de adultos analfabetos quanto de crianças – tem o diálogo como base. Um diálogo entre educando e educador. Enquanto o educador que tem uma concepção bancária do ensino já chega na sala de aula com um conteúdo pronto, antes mesmo de dialogar com os alunos, o educador libertador vai devolver de forma organizada o que recebeu de forma desorganizada dos estudantes. É novamente Zacharias (2007) quem explica:
O método de Freire não pode ser avaliado pela quantidade de conteúdos sobre os quais os educandos são capazes de dissertar, ou pelo menor tempo em que conseguem encher-se de dados sobre a realidade. A qualidade do processo educacional para Freire deve medir-se sim pelo potencial, adquirido pelos educandos, de transformação do mundo.
Assim, de acordo com o educador pernambucano, o saber adquirido pela educação permite a conscientização do individuo e a partir daí ele começa um movimento para mudar o mundo. Não de toda educação, mas de uma educação que seja libertadora e tenha como seu objetivo a formação de cidadãos integrais. Não a educação corrente que para Freire serve apenas como sustentação de uma ordem social injusta e excludente.
O sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-) foi um dos primeiros da sua área a analisar a educação contemporânea a partir das idéias de Durkheim, o criador da sociologia da educação. Para o também francês Emile Durkheim a função do professor é formar cidadãos aptos à contribuir para a paz social. Ou seja, todas as ações do educador devem ter este foco. Durkheim não criou métodos pedagógicos, mas suas idéias ajudaram a compreender o papel social do trabalho do educador.
Bourdieu teve o mérito de formular, a partir dos anos 60, uma resposta original, abrangente e bem fundamentada, teórica e empiricamente, para o problema das desigualdades escolares. Essa resposta tornou-se um marco na história, não apenas da Sociologia da Educação, mas do pensamento e da prática educacional em todo o mundo. Até meados do século XX, predominava nas Ciências Sociais e mesmo no senso-comum uma visão extremamente otimista, de inspiração funcionalista, que atribuía à escolarização um papel central no duplo processo de superação do atraso econômico, do autoritarismo e dos privilégios adscritos, associados às sociedades tradicionais, e de construção de uma nova sociedade, justa (meritocrática), moderna (centrada na razão e nos conhecimentos científicos) e democrática (fundamentada na autonomia individual).
Supunha-se que por meio da escola pública e gratuita seria resolvido o problema do acesso à educação e, assim, garantida, em princípio, a igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos. Os indivíduos competiriam dentro do sistema de ensino, em condições iguais, e aqueles que se destacassem por seus dons individuais seriam levados, por uma questão de justiça, a avançar em suas carreiras escolares e, posteriormente, a ocupar as posições superiores na hierarquia social. A escola seria, nessa perspectiva, uma instituição neutra, que difundiria um conhecimento racional e objetivo e que selecionaria seus alunos com base em critérios racionais.
No entanto, ainda de acordo com Nogueira e Nogueira:
A educação, na teoria de Bourdieu, perde o papel que lhe fora atribuído de instância transformadora e democratizadora das sociedades e passa a ser vista como uma das principais instituições por meio da qual se mantêm e se legitimam os privilégios sociais. Trata-se, portanto, de uma inversão total de perspectiva. Bourdieu oferece um novo quadro teórico para a análise da educação, dentro do qual os dados estatísticos acumulados a partir dos anos 50 e a crise de confiança no sistema de ensino vivenciada nos anos 60 ganham uma nova interpretação.
Assim, de acordo com educadores e estudiosos do tema, a grande contribuição de Bourdieu foi demonstrar que a escola não ocupa um papel de neutralidade, apenas repassando conhecimento. Muito mais do que isso, ela juntamente com os educadores atuaria, segundo Bourdieu, de forma dissimulada, no sentido de garantir a manutenção do poder das classes dominantes.
[1] BELLO, José Luiz de Paiva. A pedagogia de Célestin Freinet. Disponível em http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per06.htm. Acesso em setembro de 2009.
[2] ZACHARIAS, Vera Lúcia Câmara. Freinet. Disponível em http://www.centrorefeducacional.com.br/freinet.html. Acesso em setembro de 2009.
[3] ZACHARIAS, Vera Lúcia Câmara. Piaget. Disponível em http://www.centrorefeducacional.com.br/piaget.html. Acesso em setembro de 2009.
[4] ZACHARIAS, Vera Lúcia Câmara. Vygotsky. Disponível em http://www.centrorefeducacional.com.br/vygotsky.html. Acesso em setembro de 2009.
[5] Revista Escola Abril. Maria Montessori: a médica que valorizou o aluno. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/medica-valorizou-aluno-423141.shtml. Acesso em setembro de 2009.
[6] MARTINEZ, Vinício C. Foucault e o “poder da educação”. Revista Jus Vigilantibus. Disponível em http://jusvi.com/colunas/32315. Acesso em setembro de 2009.
[7] ZACHARIAS, Vera Lúcia Câmara. Paulo Freire. Disponível em http://www.centrorefeducacional.com.br/ometodo.html. Acesso em setembro de 2009.
[8] NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302002000200003&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em setembro de 2009.
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