10/02/2017

A brecha de segurança no código de reserva aérea que expõe dados pessoais de passageiros

Comprar uma passagem área pela internet está cada dia mais fácil. É preciso apenas selecionar o trajeto e a data, preencher seus dados, efetuar o pagamento e clicar na opção de "reservar voo".
A partir deste momento, tudo fica gravado num código que é enviado por e-mail e que garante a sua reserva. Fácil assim.
Este código alfanumérico de cinco ou seis dígitos é fundamental. Os especialistas o chamam de PNR - o acrônimo em inglês de Passenger Name Record (registro de nome de passageiro, na tradução em português) -, mas ele armazena muito mais do que apenas os dados do voo.
"Qualquer pessoa que tirar uma foto do seu código PNR, ou o encontrar na internet, pode saber quem você é, de onde viaja e com quem, seu número de celular, endereço, e-mail, itinerário de viagem, assento e até os números de cartões de crédito", conta à BBC Mundo Karsten Nohl, especialista em engenharia de informática e criptografia, que trabalha na companhia de segurança alemã Security Research Labs.
A empresa de consultoria acaba de publicar um comunicado alertando o que considera uma "ameaça à privacidade dos viajantes", que Nohl apresentou em dezembro no Chaos Communications Congress, o maior evento anual da Europa sobre hacking.

O que é o PNR?

  • PNR (Passenger Name Record) é um código de reserva que companhias aéreas utilizam para acessar informações de viajantes.
  • Está impresso no cartão de embarque e na etiqueta de bagagem.
  • Também é possível acessar às informações do código através da página na internet da companhia aérea ou dos DGS (Global Distribution Systems), os sistemas de informática para reservas do setor turístico.
  • Inclui dados pessoais como nome, endereço ou número de telefone do viajante, mas também informações sensíveis e detalhes referentes à reserva.
Fonte: Security Research Labs
Nohl pesquisa o assunto há mais de uma década. Ele explica que o sistema é usado desde a era pré-digital, nos anos 70 e 80, e que pouco mudou desde então, apesar dos riscos de ataques de hackers ao gerenciamento das reservas online.
"Apenas com o sobrenome do passageiro, é possível encontrar seu código de reserva na internet sem grande esforço", disse o Security Research Labs num comunicado.
E o uso desse sistema não se reduz a viagens aéreas. Também é utilizado para reservar quartos de hotel, comprar bilhetes de trem ou alugar carros pela internet.
O mais preocupante, destaca Nohl, é que o sistema não prevê o uso de uma contrassenha. E fica impresso no cartão de embarque e na etiqueta da bagagem.
"O PNR contém muito mais informação pessoal do que a maioria das pessoas pensa. Pode incluir informações sobre com quem viaja, quantos quartos de hotel reservou, que menu pediu no avião ou com que endereço IP (identificação do computador) fez a reserva", explica à BBC Mundo o escritor e jornalista norte-americano Edward Hasbrouck, autor do livro The Practical Nomad (2001) e consultor no Identity Project, iniciativa voltada para questões de liberdades civis que afetam viajantes.
"Os dados mais delicados são os relacionados à própria viagem: onde vai estar e quando. Essa informação pode ser usada para te espiar e assediar, ou para roubar sua casa quando você não estiver nela", alerta Hasbrouck, que há 15 anos pesquisa o tema.
"Também há riscos potenciais de roubo de identidade", acrescenta.
Em relação aos riscos de crime financeiro, o especialista afirma que são "menos sérios" e que afetariam principalmente as agências de viagem e companhias aéreas, e não os consumidores.

O que podem fazer os viajantes?

Hasbrouck aconselha tratar o código e o localizador de reserva como se fosse uma "senha especialmente delicada", pois não pode ser modificada.
Isto é o que aconselha o especialista:
  • Rasgar ou queimar seus cartões de embarque, etiquetas de bagagem e de itinerários e e-mails das empresas aéreas e agências de viagens que sejam impressos e que contenham o código do localizador.
  • Tirar as etiquetas de bagagem (e escondê-las até que possam ser destruídas) assim que recolher a bagagem.
  • Nunca compartilhar ou ler em voz alta seu localizador num telefone público. Não o compartilhar com ninguém que não seja sua empresa aérea ou agência de viagens.
Os especialistas destacam a necessidade de medidas no que veem como "um conflito entre segurança e privacidade que a indústria do turismo deve resolver", nas palavras do próprio Nohl.
A preocupação com a segurança contra ataques e atentados levou a mudanças nos acordos de PNR entre a União Europeia e os Estados Unidos, que permitem a transferência de informação a autoridades como parte da "luta contra o terror".
Um dos mais polêmicos foi firmado depois dos ataques do 11 de setembro de 2011 em Nova York e permitiu a transferência de dados de longo prazo de passageiros europeus a autoridades norte-americanas.
E há outros atores envolvidos nessa troca de informações, como o Sistema Global de Distribuição (GDS na sigla em inglês), que gerencia as reservas de 90% das passagens aéreas de todo o mundo, englobando três alianças de companhias áreas: uma com base na Espanha, a Amadeus (Air France, Lufthansa, Iberia e Scandinavian Airlines), e duas nos Estados Unidos, a Sabre (American Airlines e IBM) e a Travelport (da união entre Galielo e Worldspan, em 2007).

As possíveis soluções

Para Nohl, uma solução seria proporcionar uma senha aos viajante na hora de fazer sua reserva. Mas alerta que isto levará tempo, pois requer a colaboração das instituições.
De acordo com o criptógrafo, a forma como são escolhidos os códigos PNR nos deixa menos seguros do que qualquer senha de cinco dígitos.
Além disso, tanto o GSD como as páginas na internet das empresas aéreas permitem fazer milhares de reservas através de um único endereço IP, o que põe o comprador em risco.
Hasbrouck diz que seus usuários "devem exigir urgentemente mudanças técnicas às companhias e pedir que sejam reforçadas as leis de proteção de dados".
Nohl contou à BBC Mundo que "tem tido conversas" com duas das empresas GDS, mas não deu detalhes do que foi discutido.
A reação das companhias é a seguinte:
"Estamos avaliando os resultados das pesquisas sobre a segurança da indústria de viagens e temos tido melhoras. Damos prioridade à segurança dos clientes e dos dados e revisamos continuamente nossos sistemas e processos", respondeu à BBC Mundo um porta-voz da Amadeus.
"Vamos considerar estas descobertas e trabalharemos juntos com nossos colaboradores para tratar dessas questões e buscar soluções a potenciais problemas", acrescentou.
O Travelport destacou a "cibersegurança e a privacidade do cliente como prioridades críticas" e afirmou que está fazendo "contínuos investimentos em seus sistemas e se comprometendo com vários atores da indústria para implementar qualquer mudança recomendada em reservas pela internet".
Timothy Enstice, director de comunicação da Sabre, disse que "o acesso não autorizado a informações de viajantes, através do GDS, é bastante improvável porque temos várias camadas de segurança para restringi-lo", e destacou que "são outros atores do setor de viagens que devem adotar medidas similares de segurança".

O que podem fazer com seu PNR pessoas mal-intencionadas?

Existem quatro tipos de abusos potenciais:
  1. Invasão de privacidade: o código contém informação de contato, datas de viagens e preferências e, muitas vezes, os dados de seu passaporte.
  2. Roubo de voos: a maioria das empresas áereas permite trocar seu voo ou até cancelá-lo com seu PNR, tornando possível que um fraudador voe de graça.
  3. Desvio de milhas: ao mudar a informação sobre o viajante na reserva, podem roubar suas milhas aéreas sem comprar outro voo.
  4. Pishing/vishing: os hackerspodem usar práticas fraudulentas de engenharia social (obter informação confidencial) ou acessar seus dados de pagamento ou credenciais.
Fonte: Security Research Labs

Reportagem de Lucía Basco
fonte:http://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-38882141#orb-banner
foto:http://www.decolar.com/blog/dicas-de-viagem/como-alterar-voos-e-hoteis-no-decolar-com

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