A ONU (Organização das Nações Unidas) anunciou ontem (18/12) que o número de refugiados e deslocados pode ter "ultrapassado muito" o recorde de 60 milhões neste ano.
Segundo as Nações Unidas, o principal motivo do aumento de fluxo de pessoas que são obrigadas a deixar seus lares para fugir de violência e perseguições advém da guerra civil na Síria, que se arrasta há mais de quatro anos e já deixou mais de 200 mil mortos.
Além disso, um relatório do Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) aponta que o número de pessoas que fogem de guerras ultrapassa 20 milhões - a maior quantidade do gênero desde 2002.
"Nunca houve uma necessidade tão grande de tolerância, compaixão e solidariedade com pessoas que perderam tudo", disse António Guterres, alto comissário da ONU para os Refugiados, citado pela Reuters.
"O ano de 2015 está em curso para ver o número de descolados à força mundialmente ultrapassar 60 milhões pela primeira vez — 1 em cada 122 é atualmente alguém que foi forçado a fugir de casa", informou a organização.
Alemanha, Rússia e Estados Unidos foram os países que receberam o maior número dos quase 1 milhão de solicitações de asilo feitos na primeira metade de 2015.
Na Europa Luxemburgo lidera a lista de nações com mais residentes estrangeiros, com 45,3%, muito à frente de Chipre (19,5%), Letônia (15,2%), Estônia (14,9%), Áustria (11,8%), Bélgica (11,3%) e Espanha.
Já os países europeus que têm menos moradores com a mesma nacionalidade são Polônia (0,3%), Romênia (0,4%), Croácia, Lituânia e Bulgária (os três com 0,8%).
fonte;http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/42667/onu+numero+de+refugiados+e+deslocados+no+mundo+bate+recorde+e+supera+60+milhoes.shtml
foto:http://www.publico.pt/mundo/noticia/agencias-humanitarias-lancam-alerta-de-risco-de-vida-para-dezenas-de-milhares-de-refugiados-1554553
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!