17/09/2015

Estudo conclui que mais pessoas morrem por poluição no ar que por malária e HIV/Aids juntos


Um estudo publicado na revista científica Nature esta semana indicou que a poluição no ar em ambientes externos mata mais de 3 milhões de pessoas anualmente. É esperado que esse número dobre em 2050, caso nada seja feito.
As mortes causadas por poluição ocorrem por inalação de poeira ou sujeira presente no ar, o que pode gerar ataques cardíacos, derrames, câncer de pulmão e doenças respiratórias. No Brasil, 70% dos casos de morte por poluição são provocados pela queima de materia orgânica (como etanol). No entanto, este é apenas o sexto fator que mais mata no mundo, o equivalente a 5% do total de mortes. 

Dados da OMS
Tabela com os países onde mais pessoas morrem devido à poluição




Outros fatores são geração de energia residencial, como a queima de madeira para aquecimento ou o uso de diesel em geradores - causa número um de mortes -, gases emitidos pela agricultura e pecuária, poluição natural do ar (principalmente em países de clima árido), geração de energia, emissão de poluentes industriais e poluição causada por veículos no trânsito.
A previsão é de que, em 2050, 60% da população urbana mundial (aproximadamente 4,3 milhões de pessoas) morra prematuramente por causa de poluição.
A pesquisa não incluiu os efeitos da poluição em ambientes fechados. Estima-se, contudo, que esta provoca um adicional de quase 3,5 milhões de mortes por ano.

fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/41658/estudo+conclui+que+mais+pessoas+morrem+por+poluicao+no+ar+que+por+malaria+e+hivaids+juntos.shtml
foto:http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/poluicao-ar-provoca-morte-de-7-milhoes-de-pessoas-diz-oms/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!