02/04/2015

Califórnia enfrenta pela primeira vez restrições obrigatórias de água

Rio Russian em Healdsburg Veterans Memorial Beach Park, em Healdsburg, na Califórnia

O governador da Califórnia, Jerry Brown, aprovou ontem, pela primeira vez na história do Estado, restrições obrigatórias de água. A ordem executiva foi anunciada depois de uma visita à zona do lago Tahoe, no norte, onde Brown comprovou pessoalmente o que os especialistas vinham anunciando há várias semanas: as reservas de neve que o inverno deixou são muito menores que o esperado. A Califórnia depende dessas reservas de neve para alimentar os aquíferos que levam água à agricultura do vale central e às cidades da costa. As restrições chegam quando o Estado mais rico e mais populoso dos EUA entrou oficialmente em seu quarto ano de seca.
“Hoje estamos pisando na grama quando deveríamos estar pisando na neve”, disse Brown na montanha ao anunciar sua ordem executiva. O governador ordena que o Conselho de Controle de Recursos Hídricos do Estado coloque em andamento uma série de medidas obrigatórias para reduzir 25% de consumo de água antes de 2016. Brown já declarou o estado de emergência em janeiro de 2014, com um objetivo geral de redução do consumo de 20%. Mas a aplicação de medidas concretas de restrição está nas mãos das agências locais.
As medidas adotadas nesta quarta-feira afetam a grama urbana, a irrigação de zonas públicas, obrigam a compartilhar informação sobre aquíferos e reservas de água às agências locais e transforma qualquer iniciativa relacionada com as infraestruturas hídricas em prioridade.
A medição das reservas de neve de inverno fizeram saltar todos os alarmes no Estado. Cidades como Los Angeles e San Francisco dependem dessa neve, que desce da montanha através de enormes sistemas de canais para alimentar seus reservatórios. As medições revelaram que a serra tem 5% da média de neve que deveria ter a princípio de abril, quando supostamente estão ao máximo. É a medição mais baixa desde que começaram os registros, em 1950. As chuvas de inverno ajudaram a manter o nível, embora baixo, nos reservatórios, mas quando as temperaturas começarem a subir no verão e a chuva desaparecer, não está claro de onde vai sair a água.
As comunidades do vale central evitaram até agora a seca explorando os poços. A Califórnia é o único estado do oeste que não tinha uma regulamentação sobre as águas subterrâneas até que a situação obrigou a aprovar a obrigação de compartilhar informações sobre os aquíferos. O excesso de exploração dos poços já tinha deixado algumas comunidades rurais do centro do estado sem água corrente.

Reportagem de Pablo Ximénez de Sandoval
fonte:http://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/01/internacional/1427914156_999729.html
foto:http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/2014/02/26/california-enfrenta-a-pior-seca-em-um-seculo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!