Emissoras públicas de
rádio e TV da América Latina vão criar uma plataforma digital onde serão
compartilhados conteúdos entre os países da região. A medida foi acordada por
diretores dos meios de comunicação públicos no segundo dia do Mercado de
Indústrias Culturais do Sul (Micsul), realizado na Argentina.
O acordo também prevê
que emissoras de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador,
Nicarágua, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela possam comprar de forma
conjunta os direitos de transmissão de eventos esportivos.
O documento assinado na
última sexta-feira (16/05) durante o encerramento do Encontro de Meios Públicos
da América Latina (Empal) também destaca a "a importância de compartilhar
a experiência dos marcos normativos" sobre os meios de comunicação de cada
país.
Neste sentido, o
presidente da Rádio e Televisão Argentina (RTA), Tristán Bauer, destacou o
“grande sucesso” da Lei de Meios aprovada pelo governo de Cristina Kirchner em
2009, e afirmou que a mesma "poderia ser um modelo" para toda América
Latina.
No total, 32 meios
públicos do continente participaram do encontro. Para o presidente do Sistema
Rádio Nacional da Venezuela (RNV), Chevige González Marcó, o evento “nos
permitirá avançar nas políticas de unidade e de coordenação da comunicação em
nossos países para enfrentar a manipulação e as tentativas de desestabilização
promovidas pelas grandes corporações”.
Durante o encontro
também foi criado o Ministério da Cultura argentino.
O Micsul reúne até hoje,
em Mar del Plata (Argentina), artistas, produtores e representantes de todos os
ramos da cultura da América Latina para apresentar suas novidades e vender suas
últimas criações para empresas do continente e da Europa.
Agências públicas
Em
abril, a União Latino-Americana de Agências de Notícias (Ulan), que reúne
veículos de nove países da América Latina e do Caribe anunciou o lançamento, em agosto, do portal
Ansur, que reunirá as principais notícias produzidas pelas agências de cada um
dos países associados.
O novo portal terá
conteúdo multimídia, com reportagens, fotos, infográficos, ilustrações, áudios
e vídeos. O material será publicado em espanhol, português e inglês.
O objetivo da medida é
fortalecer a relação e cooperação entre as agências e criar espaços plurais e
democráticos a partir de uma visão latino-americana e caribenha.
fonte:http://www.boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=5856&cod_secao=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!