Nesta quinta-feira, Bogotá realizará a 13ª edição do "dia sem carro", iniciativa governamental para promover meios alternativos de transporte. A medida colombiana se diferencia de ações semelhantes promovidas ao redor do mundo - inclusive no Brasil - por ser mais radical em suas restrições: quem dirigir veículos próprios no dia está sujeito a uma multa de 300 mil pesos (cerca de R$ 300), além de poder ter a carteira apreendida.
Durante 13 horas (das 6h30 às 19h30) apenas estão autorizados a circular nas ruas ônibus públicos, táxis cadastrados, veículos escolares, caravanas presidenciais ou diplomáticas, carros fúnebres, ambulâncias e viaturas do Exército ou da Polícia. Entre outras exceções estão automóveis para deficientes e carros com os logotipos de algumas empresas previamente definidas.
A Secretaria de Mobilidade de Bogotá estima que aproximadamente 1,6 milhão de carros particulares saem às ruas todos os dias durante o período estipulado. Como opções para o transporte, a Prefeitura aconselha a população a usar ônibus, trens, táxis, bicicletas, patins ou caminhe.
A cidade, de 10,7 milhões de habitantes, conta com 107 km de ciclovias permanentes e 376 km provisórias. Pelo grande aumento de frequentadores no "dia sem carro", as rotas de bicicletas contarão com monitores treinados e guardas de trânsito.
fonte:http://noticias.terra.com.br/mundo/america-latina/prefeitura-de-bogota-proibe-uso-de-carros-particulares-por-13-horas,c6e670b0ec2bc310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!