31/01/2013

Governo uruguaio propõe desarmamento em troca de computadores ou bicicletas



O ministério do Interior do Uruguai anunciou em seu site uma campanha inusitada, que propõe a entrega de uma bicicleta ou computador em troca de uma arma de fogo. Denominada “Armas para a Vida”, a iniciativa visa diminuir a circulação de armas não registradas no território uruguaio e incentivar o desarmamento.
"No Uruguai existe uma grande quantidade de armas de fogo sem registro que estão em poder dos cidadãos. São estas armas que, em algum momento e por causas como venda e roubo, podem terminar entrando no mercado ilegal", explica o comunicado.
O jogo de palavras que deu nome à campanha se deve à noção local de que o computador é uma "arma de conhecimento”, enquanto a bicicleta é uma arma “para o lazer, exercício ou trabalho".


O recente anúncio não será o único instrumento governamental na luta pelo desarmamento: a iniciativa será acompanhada de operações policiais para a recuperação de armas ilegais e de uma campanha de "porte responsável". Ela consiste na orientação sobre os requisitos para a compra de armas e sobre treinamento para o uso.
O início da campanha “Armas para a Vida” deve coincidir com a votação no Parlamento, nos próximos meses, de um projeto de lei que prevê prisões de um a 12 anos para cidadãos que portam armas não legalizadas. Se aprovada, o prazo para a entrega ou regulação dos armamentos será de seis meses.
Segundo o jornal uruguaio El Observador, "a decisão coincide com o avanço – no ano passado e no presente – dos crimes vinculados ao narcotráfico que levaram a oposição a questionar o governo".



fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/26884/governo+uruguaio+propoe+desarmamento+em+troca+de+computadores+ou+bicicletas.shtml
foto:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/26884/governo+uruguaio+propoe+desarmamento+em+troca+de+computadores+ou+bicicletas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!