07/10/2012

Eleições 2012




Brasil fará maior eleição informatizada do mundo


A Justiça Eleitoral fará, em 2012, a maior eleição informatizada da história do país. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, são 138.544.348 os eleitores, de 5.568 municípios, aptos a digitar seus votos nas 501.923 urnas hoje (7/10). Além disso, 480 mil candidatos concorrerão no pleito e mais de 7,7 milhões de eleitores terão identificação pela tecnologia da biometria.
Os trabalhos serão conduzidos por cerca de 2 milhões de mesários e 3.011 juízes eleitorais, presentes desde o início do processo eleitoral nas respectivas zonas eleitorais dos 26 estados do país. Ao todo, 15,6 mil candidatos concorrem a prefeito e mais de 449 mil postulam o cargo de vereador. As eleições ocorrem entre as 8h e as 17h.
Desde o retorno do período democrático no país, a Justiça Eleitoral já realizou sete eleições municipais (1985, 1988, 1992, 1996, 2000, 2004 e 2008). Em 1985, no dia 15 de novembro, estavam aptos a votar cerca de 18 milhões de eleitores em 201 municípios. Neste ano, estarão aptos a votar mais de 138 milhões de eleitores, em 5.568 municípios.(http://www.conjur.com.br/2012-out-05/justica-eleitoral-brasileira-maior-eleicao-informatizada-mundo)
Saiba como acompanhar a apuração das eleições
A população brasileira poderá acompanhar os resultados das eleições municipais pela internet. Tanto o Google e quanto o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) terão um serviço para apuração dos votos em tempo praticamente real.
No endereço http://divulga.tse.jus.br, os eleitores poderão consultar a contagem dos votos que irão eleger os novos prefeitos e vereadores. Basta escolher o Estado no mapa e selecionar o município desejado.
Na tela irão aparecer os nomes dos candidatos e as respectivas siglas. É possível saber a quantidade de votos nulos, em branco e aqueles que estão pendentes.
O sistema será alimentado diretamente pela Justiça Eleitoral. Outra opção é fazer o download gratuito do programa Divulga2012, disponível no site http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2012/download-do-software-divulga2012.
No Google, o resultado das urnas será disponibilizado na página de Política e Eleições (google.com.br/eleicoes). A partir das 17 horas do domingo (7), o site terá um espaço especial com as parciais de votos em todas as regiões brasileiras, organizadas via Google Maps.
As informações poderão ser visualizadas por Estado ou por contagem nacional, o que permite verificar os partidos vencedores. Os dados serão fornecidos pelo TSE. (http://noticias.r7.com/eleicoes-2012/noticias/saiba-como-acompanhar-a-apuracao-das-eleicoes/)

Alagoas é campeã em candidatos com problemas na Justiça


Com 102 municípios e 2 milhões de habitantes, o estado de Alagoas é campeão em candidatos que disputarão as prefeituras sub judice. Quase um quinto do total de cidades do estado. São 25 candidatos de 21 municípios que respondem por processos criminais, ações cíveis e reclamações eleitorais atribuídas a fraudes em geral. Dos 25, oito já foram julgados inaptos e os demais correm o risco de, mesmo ganhando, não poderem ser empossados ou de serem cassados tão logo assumam o poder.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na última quinta-feira (4/10), que a candidatura do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) à Prefeitura de Maceió não pode ser efetivada. O TSE acolheu a acusação do Ministério Público que apontou que o ex-governador não pagou até 5 de julho uma multa de R$ 41 mil fixada pela Justiça Eleitoral em razão de propaganda eleitoral antecipada em 2006. Desse modo, o candidato perdeu a data final para o registro das candidaturas. Lessa renunciou à disputa e indicou o presidente do diretório municipal do PDT, Jurandir Boia, para substituí-lo.
Ainda de acordo com o jornal Estadão, Alagoas tem ainda um número elevado de candidatos a vereador que disputarão as eleições com pendências na Justiça. Dos 7.126 candidatos às câmaras municipais, 554 já foram julgados inaptos em caráter definitivo , segundo informações do TSE. 
A principal razão apontada para o alto índice de candidatos sub judice são “os clãs que dominam a política local” e que se aproveitam de lacunas nas leis para indicar como candidatos "apadrinhados" e parentes em geral. Estimativas do Observatório Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) dão conta que 50% dos municípios alagoanos são dominados por clãs há décadas, aponta a reportagem do Estadão. (http://www.conjur.com.br/2012-out-06/alagoas-campea-candidatos-disputarao-eleicoes-sub-judice)


foto:portalcoelhoneto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!