O atual presidente angolano, José Eduardo dos Santos (foto dir.), 70 anos, há 33 no poder, está perto de conseguir mais cinco de mandato em seu país. Ele já vence com folga as eleições nacionais de Angola, realizadas na sexta-feira (31), com 74,46% dos votos apurados para seu partido, o MPLA. Até agora, foram abertas 60% das urnas, mas o resultado oficial deve sair em alguns dias.
Confirmado o resultado, José Eduardo continuará comandando o país africano até 2017. Os números provisórios dão ao principal adversário do MPLA, o ex-grupo rebelde Unita, 17,94% dos votos. O terceiro lugar, o partido Casa-Ce, teve 4,53%. Essa foi a terceira eleição desde que Angola conquistou a independência de Portugal, em 1975, e é a segunda desde o fim de uma guerra civil que durou 27 anos. O comparecimento às urnas foi de 57%.
Com US$ 31 bilhões de reservas cambiais originadas do petróleo, Angola é um investidor rico, apesar de figurar no 148º lugar do Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, que avalia 187 países. O país africano ainda é apontado por ONGs, como o Human Rights Watch e a Transparência Internacional, como um dos mais corruptos do mundo.
fonte:http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/presidente-angolano-lidera-apuracao-de-votos/
foto:publico.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!