22/03/2012

Amazon chega ao Brasil em setembro, afirma jornal


Maior loja online do mundo, a Amazon está ensaiando sua chegada ao Brasil a partir de 1º de setembro deste ano. Inicialmente, a empresa pretende vender produtos menores, como CDs e DVDs, além do e-reader Kindle desenvolvido internamente. A informação foi revelada em primeira mão pelo jornal Brasil Econômico, que afirma ter obtido um documento que confirma as suspeitas.
De acordo com a publicação, não será na chegada ao país que a Amazon venderá itens maiores, como móveis ou televisões de LCD. Em vez disso, produtos considerados “culturais” são os mais cotados para frequentarem a prateleira virtual da companhia.
Um executivo ouvido pelo Brasil Econômico sob condição de anonimato disse que a companhia planeja vender 1,1 milhão de produtos no quarto trimestre do ano. Para o ano que vem, a expectativa é de vender ainda mais: 4,8 milhões.
Caso se concretize, a chegada da Amazon se dá num momento em que o grupo B2W, maior do e-commerce nacional, perde tração, em especial devido aos problemas constantes relacionados aos direitos dos consumidores. A empresa responsável por Americanas.com, Submarino e Shoptime.com recentemente sofreu decisão que impede a comercialização para o estado de São Paulo por 72 horas. A B2W obteve liminar que suspende a decisão judicial.
O jornal fala na venda também de videogames e softwares, mas não deixa claro que os tais videogames são os consoles em si ou os jogos para Xbox, Wii e PlayStation. A dúvida permanecerá até que a Amazon anuncie oficial a operação nacional.
O leitor de e-books Kindle possivelmente será a carta na manga da Amazon. Um dos preferidos de quem curte uma leitura sem depender de visor com iluminação própria, ele promete causar menos danos à visão e menos cansaço. Outras empresas vendem o Kindle nos Estados Unidos, mas o poder de barganha permanece na mão da Amazon. 
O Kindle foi homologado pela Anatel no ano passado, mas ainda não se sabe quando ele chegará por aqui.
Hoje em dia, o site da Amazon para Estados Unidos oferece a entrega de alguns itens relacionados à cultura para o Brasil, desde que o cliente opte por pagar o frete mais custoso da remessa internacional.

Reportagem de Thássius Veloso 
foto:info.abril.com.br

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