O Ministério da Educação anunciou ontem o corte de mais 2.794 vagas de ensino superior na área da saúde, que tiveram desempenho insatisfatório na última avaliação nacional. As reduções dessa vez atingem os cursos de biomedicina, fisioterapia e nutrição.
A relação com todos os cursos que foram punidos foi publicada na edição de ontem do "Diário Oficial da União". Todos eles tiveram índice 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010.
Três deles são do Ceará e terão, no total, 92 vagas a menos. São os cursos de Biomedicina da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (Faece), Faculdades Nordeste (Fanor) e Faculdade de Tecnologia Intensiva (Fateci), que perderam, respectivamente 33, 19 e 40 vagas.
O CPC, criado em 2008, tem escala de 1 a 5 e avalia especificamente os cursos - e não as instituições. São levados em conta nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), titulação dos professores e infraestrutura.
Os maiores cortes anunciados ontem foram nos cursos de fisioterapia, que perderão 1.211 vagas a partir do próximo ano letivo. Desse total, 527 estão em universidades ou centros universitários e as demais, 684, são faculdades, escolas ou institutos. As portarias publicadas também determinaram o corte de 811 vagas em biomedicina e 772 em nutrição.
Procedimento
Além do corte de vagas, essas instituições terão suspensos todos os processos de regulação de cursos no Ministério da Educação e vão passar por um processo de supervisão, que envolve uma auditoria e um plano para sanar as dificuldades.
O MEC já havia anunciado na última terça o corte de 3.986 vagas nos cursos de odontologia, enfermagem e farmácia. No dia 18 de novembro, o corte atingiu 514 vagas de medicina. A previsão é que as reduções de vagas na área da saúde sejam anunciados até o fim desta semana.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), cursos com o conceito 3 atingem todos os critérios de qualidade exigidos. Notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias. Já os cursos com conceito 5 são avaliados como cursos de excelência e devem ser referência para os outros.
fonte:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1078112
foto:tribunauniao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!