Motoristas franceses poderão ter que instalar, até o ano que vem, um dispositivo que só permite que se dê a partida nos carros depois que o condutor soprar um bafômetro. A medida está em estudo pelo governo do presidente Nicolas Sarkozy, como parte de um conjunto de iniciativas para que se diminua o número de acidentes de trânsito. Entre elas também está a instalação de aparelhos que atestem a quantidade de álcool no organismo dentro de boates.
O bafômetro que impede o funcionamento de veículos caso o resultado do teste fique acima do limite já é usado em algumas regiões francesas, em ônibus. Os motoristas são obrigados a soprar o equipamento sempre que ficam parados por mais de 30 minutos — tempo suficiente para alguns drinques.
Cerca de 90% dos franceses apoiam a instalação dos bafômetros nos automóveis, segundo levantamento do Instituto Harris. Além disso, o governo já avisou que vai instalar mais aproximadamente 400 pardais nas estradas até o ano que vem.
As medidas foram anunciadas semanas antes das festas de fim de ano, quando tradicionalmente ocorrem no país europeu mais registros de detenções por casos de embriaguez ao volante.
O problema afeta principalmente os jovens, já que a cada semana mais de 20 pessoas com idades entre 15 e 24 anos perdem a vida nas estradas da França.
Discotecas já começam a ter a máquina
Entrou em vigor ontem outra medida na França que visa diminuir acidentes de trânsito. Discotecas e estabelecimentos noturnos que vendem álcool na França deverão ter bafômetros à disposição dos clientes.
A medida obriga esses estabelecimentos a contarem com bafômetros químicos ou eletrônicos, que os clientes poderão solicitar para saber o nível de álcool consumido.
fonte:http://odia.ig.com.br/portal/mundo/html/2011/12/franca_quer_bafometros_em_todos_os_carros_e_em_boates_210171.html
foto:trianguloazul.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!