30/12/2011

Colômbia sanciona lei que equipara salários


A lei para que homens e mulheres tenham equivalência de salários foi sancionada pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. A medida atende a apelos de entidades de defesa das mulheres, que se queixam da discriminação salarial por gênero. 
"Acabo de aprovar a lei que elimina a discriminação que existe contra as mulheres em matéria salarial", disse o presidente. Santos afirmou que estudos mostram que, na Colômbia, mulheres que ocupam os mesmos cargos de homens, com tarefas idênticas às desempenhadas por eles, chegam a receber 20% a menos de salários.
O presidente colombiano determinou também que o Ministério do Trabalho atue com "muito rigor" no cumprimento da nova lei. De acordo com o departamento nacional de estatísticas da Colômbia, entre agosto e outubro de 2011, a população economicamente ativa era de 22,8 milhões de pessoas, das quais 9,76 milhões, o equivalente a 42,8%, eram mulheres.
No Brasil, segundo última pesquisa feita pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Economia), em 2009, o rendimento médio das mulheres equivale a 56,5% do rendimento médio dos homens do país. O Global Gender Gap Report 2011, estudo do Fórum Econômico Mundial para mostrar as diferenças entre homens e mulheres, coloca o Brasil em 82º lugar. A Colôbia fica em 80º.

foto:stillobrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!