Evita Perón |
Se você for (ou estiver) em Buenos Aires tenho duas dicas imperdíveis para tornar sua permanência na capital porteña ainda mais interessante. A primeira delas é o Museu Evita (Calle Lafinur, 2988, Recoleta), inaugurado 2000 quando se completaram 50 anos da morte de María Eva Duarte de Perón.
O museu está instalado num antigo casarão e exibe fotos, documentos, cartas, vestidos, jóias, revistas e brinquedos que testemunharam a vida e obra de Eva Perón. Também conta com um café e restaurante ao estilo dos anos 40 e uma lojinha de lembranças. De terça a domingo e feriados, de 14 a 19h30. A entrada custa $ 5.
A exposição mostra a infância do mito, a carreira de atriz, os trajes de altíssima costura, o encontro com Juan Domingo Perón e as campanhas em prol das mulheres e dos pobres. A casa em que fica o museu é a única que restou das três pensões temporárias, criadas por Evita, para mães que vinham do interior, sozinhas ou com filhos. Aqui, é possível entender um pouco mais a paixão que a primeira-dama despertava e que, ainda hoje, leva muitos a depositar flores em seu modesto túmulo localizado no Cemitério da Recoleta.
foto (dir.): www.welcomeargentina.com/ ciudadbuenosaires/mu...
foto acima: blogis.fotos.lc/ show_page/evita
Jorge Luís Borges |
Outro lugar que você não pode deixar de visitar quando estiver em Buenos Aires é o Centro Cultural Borges, localizado dentro da propriedade Galerias Pacifico, um dos edifícios mais famosos da capital federal. Além de apresentar um espaço dedicado à vida e obra do escritor, as instalações têm diferentes blocos que destacam os diferentes aspectos da arquitetura do final do século XIX e deste milênio.
O setor que reforça o trabalho do escritor argentino mais importante consiste principalmente de textos, desenhos, fotografias e poemas. Além disso, o Centro Cultural Borges, Buenos Aires, apresenta aspectos importantes de sua vida através de uma exposição permanente.
O Centro Cultural Borges, Buenos Aires, facilita uma melhor compreensão sobre o escritor através da discriminação dos diferentes períodos de sua vida: origens, infância, nascimento, adolescência, juventude, idade adulta e velhice . Em cada setor há um link para livros, literatura e idéias que Borges manteve no decurso do seu trabalho.
Localizado na Calle Viamonte 525, no Centro Cultural Borges, Buenos Aires, oferece a possibilidade de visita as suas instalações em um ambiente confortável e agradável. Para se candidatar a qualquer tipo de informação deve ser comunicada ao (54-11) 5555 5358 / 9. Dada a importância do homenageado, você não pode perder o lugar.
foto acima:: frissonmv.blogspot.com/
foto esq.:http://viajeaqui.abril.com.br/blog/wp-content/upload/imagem/blog/direto-de-buenos-aires/galerias.jpg
Dois espaços organizados para perpetuar a história argentina em aspectos distintos mas ambos extremamente importantes para a cultura deste país. Um exemplo que deveria ser reproduzido no Brasil, uma terra de tantos personagens ímpares que merecem ser reverenciados eternamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!