29/09/2011

Inspeção encontra maus-tratos em clínicas para usuários de drogas

Uma inspeção realizada ontem (28) em cerca de 70 instituições de internação de usuários de álcool e drogas em todo o país encontrou problemas como maus-tratos, falta de higiene e de infraestrutura nos locais.
De acordo com o CRP-SP (Conselho Regional de Psicologia de SP), na clínica Gratidão, em Bragança Paulista, os pacientes eram obrigados a cavar covas do tamanho deles como castigo. No local, também foram constatadas, segundo o CRP, irregularidades como ausência de profissionais qualificados e condições de higiene precárias.
Segundo o CFP (Conselho Federal de Psicologia), outra instituição obrigava os internos a beber "água de banheiro". O nome do local não foi divulgado --isso ocorrerá em novembro, quando será apresentado o relatório final da inspeção.
Outros problemas identificados nas clínicas e comunidades terapêuticas, de acordo com o CFP, foram ausência de projeto terapêutico, adolescentes convivendo com adultos e medicação dada por não-médicos, entre outros.
"Essas clínicas funcionam de maneira subterrânea, invisível. É muito difícil fazer o controle", disse Pedro Paulo Bicalho, coordenador da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP. As clínicas visitadas eram privadas, segundo ele, mas algumas tinham convênio com o SUS.
Foram visitadas instituições em 24 Estados e no DF. Essa é a quarta inspeção do tipo realizada pelo conselho desde 2004. O objetivo da ação, segundo o CFP, é identificar possível ocorrência de abusos, maus-tratos e violações de direitos humanos.
"Nossa preocupação é que essas instituições virem depósitos de pessoas, que tomem o lugar dos antigos manicômios que estamos a duras penas tentando desconstruir", disse Bicalho.
O diretor da clínica Gratidão, Júlio César Craveiro, disse que o castigo descrito não é aplicado e negou também a existência de maus-tratos no local. Ele disse que a clínica tem a documentação exigida pela Anvisa --o que, segundo ele, comprova que há equipe profissional qualificada e higiene adequada.
Craveiro disse ainda que a documentação da clínica foi apresentada ao CRP e que eles contribuíram com a visita dos profissionais do conselho.


fontehttp://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/982627-inspecao-encontra-maus-tratos-em-clinicas-para-usuarios-de-drogas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!