16/08/2011

Divórcio cresce 286% no primeiro semestre deste ano em São Paulo


Crescimento vigoroso foi atribuído à publicação da Emenda Constitucional 66 que tornou o procedimento mais simples.




Os casais podem colocar um ponto final no casamento com mais agilidade desde o ano passado. Os reflexos dessa comodidade já aparecem. Os cartórios de São Paulo registraram um aumento de 286% no número de divórcios no primeiro semestre de 2011 quando comparado com o mesmo período do ano passado. Enquanto em 2010 houve 2.348 pedidos de divórcio, este ano o número subiu para 6.721, segundo levantamento feito pelo Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP).

Esse aumento seria uma consequencia direta da Emenda Constitucional 66, publicada em julho do ano passado, que acabou com o prazo de espera necessário para a realização do divórcio, que chegava a dois anos.
De acordo com o CNB-SP, com a simplificação do processo muitos casais resolveram legalizar a separação que já havia acontecido de fato. Como é possível desistir de uma ação judicial de divórcio que esteja em andamento para realizar o procedimento em cartório, muitos casais que tinham procurado o Poder Judiciário ajudaram a engordar a estatística.

Para que o divórcio possa ser feito em cartório deve haver consenso entre o casal e não podem ter filhos menores ou incapazes. Quando o divórcio é feito dessa forma, o casal pode resolver questões relativas à divisão de bens, pensão alimentícia e definição de uso de sobrenome.

Emenda 66




fonte:http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=3&idnot=60136
foto:fabricioadvocacia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!