21/06/2011

Anote na agenda: Brasília sedia seminário latino-americano


Nos dias 7 e 8 de julho, em Brasília, vai acontecer o II Seminário Latino-Americano de Justiça de Transição. O evento reunirá especialistas do Brasil e de vários outros países para debater os processos de transições democráticas e as violações cometidas contra os direitos humanos durante as ditaduras em países da América Latina. As inscrições gratuitas estão abertas na página www.mj.gov.br/anistia.
Seis painéis principais abordarão temas sobre reparação; direito à verdade; à memória; à Justiça; acesso à informação; leis de anistia; reformas institucionais; e o papel da sociedade civil durante transições democráticas.
Entre os nomes de destaque, estão Juan Méndez (Argentina), relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a Tortura e ex-presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH); Priscilla Hayner (Estados Unidos), pesquisadora especialista em Comissões da Verdade que assessorou a execução de Comissões em mais de 12 países; Catalina Botero (Colômbia), relatora especial para Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos; Cristián Correa (Chile), especialista em políticas públicas de reparação; Javier Ciurlizza, diretor para a América Latina e Caribe do International Crisis Group; Juan Faroppa, consultor da Comissão Interamericana de Direito Humanos; e Victor Prado Saldarriaga (Peru), juiz da Corte Suprema de Justiça Peruana. Saldarriaga foi um dos juizes que atuou na condenação do ex-presidente Fujimori no Peru, por graves violações aos direitos humanos.

Serviço:
II Seminário Latino-Americano de Justiça de TransiçãoData: 7 e 8 de julhoHorário: Das 8h às 18hLocal: Auditório externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ) SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III, Brasília - DF




foto: copalatinoamericana2011.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!