Não são só os blocos afro ou infantis que sairão no Carnaval do Pelourinho em Salvador (BA). Serviços de referência no tratamento às pessoas por causa do uso de álcool e outras drogas também colocarão seu bloco na rua para reduzir os riscos e danos causados pelo abuso dessas drogas. O Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas/CETAD/UFBA/SESAB, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – CAPS AD Pernambués, e o CAPS AD III Gey Espinheira, vão realizar, durante o Carnaval do Pelourinho 2011, o Bloco da Redução de Danos que fará uma campanha de prevenção contra o álcool, outras drogas, além de informações sobre as DSTs/ AIDS. O Bloco informará as pessoas através de bandanas, adesivos, fitas “do Bonfim” com mensagens de prevenção, além da distribuição de mais de 20 mil preservativos.
O Bloco da Redução de Danos estará no circuito Carnaval do Pelourinho hoje, 3 de março e contará com um ponto fixo de troca de latas vazias de cerveja por copos de água mineral, para reduzir a desidratação e minimizar os efeitos da intoxicação pelo álcool, além de facilitar breves períodos de repouso. A troca acontecerá na Praça da Sé, em frente à Coelba, e entre o Posto do Bombeiro e o chafariz, das 19h às 22h.
Infelizmente o consumo das drogas ilícitas e também das lícitas, como o álcool, aumenta consideravelmente no Carnaval. Excessos são cometidos nas quatro noites de folia inclusive por adolescentes. Por isso iniciativas como a de Salvador e também de outros pontos do país, como em Pindamonhangaba (SP), onde a prefeitura realizará durante todo o Carnaval uma campanha nas ruas para conscientizar as pessoas por meio de panfletos explicativos, são muito bem-vindas.
O consumo de álcool e drogas deve ser sempre combatido, independentemente da época do ano, porém esta luta precisa ser intensificada em determinadas datas como é o caso do Carnaval, quando há uma predisposição para quebrar regras sociais, romper limites, sair da rotina, mesmo que isto signifique colocar a própria vida e a dos demais em risco, como ocorre nos acidentes de trânsito provocados por embriaguez.
Então é preciso ficar muito atento, principalmente os pais de jovens e adolescentes que pela imaturidade e pelo sentimento de onipotência acreditam que estão imunes a todos os perigos. É preciso protegê-los deles mesmos e mantê-los perto antes que se afastem definitivamente.
Carnaval acontece uma vez por ano durante quatro dias, a vida é muito maior que isto.
imagem: professorwalter.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!