06/05/2016

Vacinas contra gripe são mais eficazes quando tomadas de manhã, diz estudo



Para aumentar as chances de imunização eficiente contra a gripe, é melhor acordar cedo. Uma pesquisa da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, mostrou que as vacinas contra esse tipo de vírus geram resultado mais satisfatório quando administradas pela manhã, em comparação com o período da tarde. O estudo, publicado na segunda-feira, dia 25, na revista “Vaccine”, analisou 24 programas de vacinação que fazem parte do calendário anual de imunização contra a gripe no Reino Unido.
Atualmente, o Brasil passa por uma campanha de vacinação contra o vírus H1N1 — também chamado de Influeza A, um vírus da gripe relativamente novo.  
Na pesquisa britânica, entre 2011 e 2013, 276 adultos com idade acima dos 65 anos receberam vacina contra três cepas do vírus da gripe, alguns pela manhã (entre 9h e 11h), e outros à tarde (entre 15h e 17h). Na vacinação contra duas dessas cepas, as pessoas que foram imunizadas de manhã tiveram um aumento significativamente maior na concentração de anticorpos um mês depois, em comparação com aquelas que receberam a vacina à tarde. Na terceira cepa, não houve diferença significativa entre os dois turnos.

Segundo a principal pesquisadora, Anna Phillips, já era sabido que existem flutuações na qualidade da resposta do sistema imunológico ao longo do dia, e foi isso o que motivou a equipe a verificar se essas flutuações se estenderiam também à quantidade de anticorpos produzidos.
— Ver que as vacinas dadas de manhã provocam resposta mais eficaz em médio e longo prazo não só irá nos ajudar a montar estratégias de vacinação contra a gripe, mas também nos fornecer pistas para melhorar as estratégias de vacinação em geral — aspira ela.

Idosos tendem a ser mais afetados

De acordo com a pesquisa, a gripe é responsável por entre 250 mil e 500 mil mortes todo ano no mundo. E idosos são os mais afetados, uma vez que a idade avançada faz diminuir a capacidade de o corpo produzir anticorpos adequados após a vacinação.
— Uma quantidade significativa de recursos é usada todo ano para tentar prevenir a infecção por vírus da gripe, principalmente em adultos mais velhos, mas menos da metade das aplicações de vacina geram anticorpos suficientes para que eles fiquem totalmente protegidos. Nossos resultados sugerem que, mudando o horário dessas vacinas, nós podemos melhorar a sua eficiência, sem custo adicional para o serviço de saúde — afirma a coautora do estudo Janet Lord, professora do Instituto de Inflamação e Envelhecimento da Universidade de Birmingham.
A partir de agora, a equipe fará uma investigação em larga escala para verificar se a estratégia de vacinação pela manhã pode beneficiar também idosos que têm diabetes e doenças hepáticas e renais, que prejudicam a imunidade. Os estudiosos também vão pesquisar se a estratégia é eficaz para a vacina pneumocócica, que protege contra a pneumonia e é recomendada a todos os indivíduos com 65 anos ou mais, no Reino Unido.



fonte:http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/vacinas-contra-gripe-sao-mais-eficazes-quando-tomadas-de-manha-diz-estudo-19161327


foto:http://cpanel0168.hospedagemdesites.ws/~jornaldopontal/site/aumenta-procura-de-vacina-contra-gripe-h1n1-em-santa-vitoria/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!